JOÃO ROCHA QUER ESTABELECER NOVOS LIMITES A OPERAÇÕES DE CRÉDITO



O senador João Rocha (PFL/TO) apresentou projeto de resolução que estabelece novos limites e condições para as operações de crédito e os dispêndios com a dívida pública dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. A proposição reduz a margem de endividamento do poder público nessas esferas e o obriga a publicar mensalmente o valor dos débitos, em órgão oficial de imprensa, com explicações sobre as causas de variação no total da dívida.

O montante das operações de crédito interno e externo realizadasem um exercício financeiro está limitado, atualmente, ao valor da rolagem das dívidas anteriormente contratadas ou a 27% da receita real líquida, o que for maior. Pelo projeto de João Rocha, o índice cai para 20%, assim como se reduz os limites dos dispêndios anuais de 16 para 10% da receita real líquida ( ou à margem de poupança real, o que for maior).

Quanto à taxa de juros nas operações de crédito interno, estabelece o projeto que ela não poderá ultrapassar o limite de um ponto percentual acima da remuneração nominal da caderneta de poupança. E com relação ás operações externas, ela não poderá ser maior que o limite de um ponto percentual acima da taxa nominal de juros cobrados nos empréstimos de longo prazo dos organismos internacionais de crédito.

Na justificação do projeto, o senador argumenta que os limites de endividamentos das unidades da federação são amplos, e que as modificações introduzidas pelo Senado Federal no controle do endividamento público não impediram crises nos últimos anos.

Por isso, João Rocha considera salutar estabelecer novos limites e condicionantes para o custo do endividamento e, salientou que as mudanças por ele propostas servem para induzir a redução tanto do custo financeiro efetivo das dívidas públicas quanto do nível de endividamento, pois, com disse, "elimina-se a possibilidade de contrair dívidas visando ao financiamento de despesas correntes".



10/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE examina projeto que exclui obras da Copa dos limites de operações de crédito

Senado aprova projeto que define limites para operações de crédito da União

CAE analisa projeto sobre limites de operações de crédito para obras da Copa

João Alberto quer estabelecer já valor do salário mínimo de 2004

Althoff quer estabelecer regras para serviços de proteção ao crédito

Operações de crédito para obras de abastecimento de água terão novos prazos