João Tenório cobra do governo medidas para reduzir o desequilíbrio regional
O senador João Tenório (PSDB-AL) cobrou do governo, nesta quinta-feira (18), medidas destinadas a combater os desequilíbrios regionais que, a seu ver, estão criando "estados agonizantes" e "zonas de exclusão e miséria" e gerando ondas migratórias que mostram que o Brasil "está afunilando na desesperança". O senador fez o apelo ao comentar notícia de que apenas quatro dos 28 brasileiros residentes no Haiti optaram por deixar "um país em chamas" para retornar ao seu próprio país.
O que motivou tal decisão, na avaliação do senador, foi a situação que essas pessoas viviam no Brasil. Ele fez uma análise da situação do país, que apresentou queda no Produto Interno Bruto, no ano passado, e que a cada ano tem mais 1,7 milhão de desempregados. Embora reconhecendo que o problema é anterior ao atual governo, chamou a atenção para a responsabilidade dos governantes na busca de uma solução.
João Tenório cobrou do governo "mudanças de rumo e ações pontuais e factíveis", como a redução das taxas de juros, a desburocratização das pequenas e médias empresas, alívio tributário e mecanismos que levem à redução dos desequilíbrios regionais.
- Devemos deixar de lado as querelas menores, os radicalismos extremos e lutar por um país desenvolvido, capaz de usufruir de seu potencial, o que jamais será possível com crescimento zero - afirmou o senador.
18/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para João Tenório, não basta apenas reduzir a taxa básica de juros para economia crescer
João Faustino sugere medidas para reduzir a burocracia no Brasil
João Tenório vê assimetria na ação do governo
João Tenório compara promessas de campanha e governo de Lula
ACM Júnior sugere alternativas para reduzir o 'spread' bancário e Jayme Campos cobra medidas que amenizem crise nos frigoríficos
TEBET CRITICA DESEQUILÍBRIO REGIONAL CONTIDO NO PPA