João Tenório defende a adoção de pecuária intensiva
Em pronunciamento nesta quinta-feira (10), o senador João Tenório (PSDB-AL) registrou a aprovação, no último dia 2, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), de substitutivo do senador Osmar Dias (PDT-PR) a dois projetos que beneficiam a agropecuária e colaboram para a preservação do meio ambiente.
O PLS 555/07, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), estabelece incentivos à produção orgânica de alimentos, e o PLS 474/07, de autoria do próprio João Tenório, cria estímulos para substituição da pecuária extensiva pela intensiva. Em seu substitutivo às duas propostas, Osmar Dias sugere o arquivamento do PLS 555/07 e a aprovação do PLS 474/07. Como foi aprovada em decisão terminativa na CRA, a matéria seguirá agora seguirá para apreciação na Câmara dos Deputados, caso não haja recursos para votação no Plenário do Senado.
Em seu discurso, João Tenório explicou que o que inspirou a apresentação do projeto foi a atual crise mundial na produção de alimentos.
- Se já somos um dos maiores celeiros do mundo, podemos aumentar ainda mais nossa participação na produção mundial de alimentos. E isso, não apenas com uma política agrícola eficiente, mas também com o aumento efetivo de nossa área de produção - afirmou.
João Tenório explicou que se a pecuária brasileira, "exageradamente extensiva", fosse substituída por uma pecuária "pelo menos semi-intensiva", o Brasil poderia liberar pelo menos 42 milhões e meio de hectares de terra para produção agrícola. Esse total, segundo o senador, seria suficiente para a produção de 100 milhões de toneladas de grãos ou de 250 bilhões de litros de etanol, o equivalente a 12,5% do consumo mundial de gasolina. A substituição também poderia aumentar o rebanho bovino do país em 64 milhões de cabeças.
- Não precisaríamos chegar a índices europeus de três a quatro animais por hectare. Bastaria um ligeiro salto de produtividade. Em vez de 1,13 boi por hectare, como hoje, precisaríamos ter 1,5 boi por hectare. O que seria possível com o uso de técnicas simples, como mineralização, manejo, correção do solo e tratamento do pasto com lavoura - explicou.
10/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Tenório defende reforma do Estado
João Tenório defende produção de etanol
Aprovado incentivo à pecuária intensiva e à produção orgânica
João Tenório defende marco regulatório para a produção de biocombustíveis
João Tenório defende produção de biocombustíveis em debate com deputados alemães
Incentivo à pecuária intensiva e ao sistema orgânico de produção é aprovado na CRA