João Pedro defende alterações no marco regulatório do petróleo



Em pronunciamento nesta quarta-feira (20), o senador João Pedro (PT-AM) defendeu alterações no marco regulatório do petróleo como forma de favorecer a população com a riqueza advinda da exploração de novas jazidas petrolíferas na camada do pré-sal da costa brasileira.

João Pedro lembrou que apresentou projeto de lei que altera a Lei 9.478/97 - que dispõe sobre a política energética nacional - como forma de introduzir mudanças nas regras de distribuição dos royalties oriundos da exploração de petróleo e gás natural (PLS 224/08). A proposta tramita na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), onde tem como relator o senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

O senador explicou que seu objetivo é favorecer a educação e a previdência dos municípios na distribuição dos royalties, e defendeu a promoção, pelo Senado, de um debate sobre a descoberta das novas jazidas do pré-sal, tendo em vista o potencial de riqueza contido na plataforma continental brasileira, o qual poderá ser empregado na redução das desigualdades regionais.

- Os números merecem reflexão, não só do Senado, mas do governo, da Petrobras, da sociedade brasileira. É preciso que todos possam participar deste debate. E o Senado pode e deve organizar um debate, e que o resultado do debate possa se transformar em política de Estado - defendeu.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DT) manifestou apoio a João Pedro, sugerindo a junção de todos os projetos similares ao do senador pelo Amazonas que tramitam na Casa.

O senador João Tenório (PSDB-AL) também manifestou apoio a João Pedro, mas lembrou que o país precisa primeiro discutir como irá transformar os recursos naturais em efetiva riqueza, para depois decidir como irá distribuí-la - "da melhor maneira possível" - entre a população.

20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro elogia audiência sobre marco regulatório para mineração

Ideli defende mudanças no marco regulatório do petróleo

Gabrielli defende mudanças no marco regulatório do petróleo

Representante da indústria privada defende manutenção do marco regulatório do petróleo

Delcídio defende propostas do governo para novo marco regulatório do petróleo

João Tenório defende marco regulatório para a produção de biocombustíveis