João Tenório sugere que exemplo de Teotônio seja seguido na luta pelo desemprego



Ao dedicar o seu primeiro pronunciamento da tribuna do Plenário ao ex-senador Teotônio Vilela, o senador João Tenório (PSDB-AL), que assumiu a vaga do senador licenciado Teotônio Vilela Filho, sugeriu à classe política brasileira que espelhe-se no exemplo do ex-senador e -anistie o Brasil dos grilhões cruéis- do desemprego, que na sua avaliação é o maior desafio atual.

A opinião de João Tenório é que o país não tratará com seriedade a questão da fome e da inclusão social se não investir no caminho do crescimento da sua economia. Ele acrescentou que para enfrentar as injustiças sociais, mais do que ouvir, doar e falar, é necessário proporcionar segurança aos que produzem e oferecer condições para os que desejam produzir.

- Nosso país está duplamente emparedado: preso a espoliantes taxas de juros acima dos 140% ao usuário final e lacerado por uma insaciável fera tributária que devora cerca de 40% de tudo aquilo que o país efetivamente produz. Assemelha-se à figura mitológica de Prometeu, acorrentado a uma rocha e vítima de uma persistente ave rapinante a lhe bicar o fígado - afirmou João Tenório.

Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) destacou o amor pela liberdade que Teotônio Vilela demonstrou durante toda a sua vida. O senador José Jorge (PFL-PE) opinou que o ex-senador é um dos personagens mais importantes na história do Brasil. Já o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) destacou a luta do alagoano pela redemocratização do país.

O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) registrou que a luta de Teotônio ainda está viva na memória do povo brasileiro. Por sua vez, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembrou que, em um dos últimos momentos de sua trajetória política, Teotônio Vilela, em um ginásio de esportes lotado de estudantes universitários, no Paraná, anunciou aos jovens que estava se despedindo da vida e pediu que eles continuassem a ser a sua voz na luta pela democracia.

O senador Hélio Costa (PMDB-MG) lembrou que Teotônio Vilela foi um dos grandes heróis das Diretas Já. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) testemunhou que o ex-senador, já doente e sofrendo, percorreu, mesmo mancando, o país inteiro para visitar presos políticos e pedir sua libertação. Para o senador Marco Maciel (PFL-PE), Teotônio honrou não somente o Senado, mas, de modo especial, toda a classe política brasileira.



03/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim espera que exemplo da LBV seja seguido

João Tenório substitui Teotônio Vilela Filho

João Tenório assume vaga de Teotônio Vilela Filho

Simon diz que Olívio Dutra é exemplo a ser seguido pelo PT

João Tenório quer que suplente de senador também seja eleito

IDEÁRIO DE MILTON DEVE SER SEGUIDO PELO BRASIL, SUGERE QUINTANILHA