João Tenório quer que suplente de senador também seja eleito



Em pronunciamento nesta quinta-feira (28), o senador João Tenório (PSDB-AL) defendeu a inclusão da discussão da suplência de senador entre os itens da reforma política. Ele justificou que o suplente hoje passou a ser conhecido pejorativamente "como o financiador da campanha do titular da chapa eleitoral, visando interesses particulares, distintos das atribuições constitucionais de um senador da República".

Ao refutar essa condição para o seu caso, João Tenório afirmou que a escolha do seu nome para a suplência do então senador e atual governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, de quem herdou o mandato, foi em reconhecimento à sua dignidade e à confiança nele depositada.

O senador afirmou quepretende alterar a legislação eleitoral para que tanto os titulares quanto os suplentes sejam eleitos pelo voto direto.

- Aproveito, então, para solicitar de todos os líderes com assento nesta Casa, o compromisso de que a questão da suplência senatorial faça parte de qualquer reforma política que por aqui tramite. Particularmente, declaro, desde já, eu sou favorável à redefinição das normas vigentes, para que sejam eleitos tanto os titulares quanto os suplentes ao cargo - enfatizou.

Pela legislação eleitoral em vigor, o candidato a senador pode escolher o primeiro e o segundo suplentes.



28/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Tenório sugere que exemplo de Teotônio seja seguido na luta pelo desemprego

Expedito Júnior quer divulgação de candidatos a vice e a suplente de senador

Mozarildo quer que residência médica seja cumprida também no interior

Expedito Júnior, eleito senador por Rondônia, quer o fim da imunidade parlamentar

João Alberto Souza quer que fumo seja classificado como droga

Casildo Maldaner é eleito 1º suplente de secretário da Mesa do Senado