João Vicente Claudino é relator da MP que pune servidor por violação de sigilo fiscal
O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) informou nesta sexta-feira (4) que foi designado relator da medida provisória (MP 507/10), lida na quinta-feira no Plenário do Senado. O senador explicou em entrevista à Agência Senado que está examinando a matéria e deve apresentar em breve seu relatório.
Aprovada pela Câmara no dia 1º deste mês sob a forma de projeto de lei de conversão (PLV 4/11), a proposição estabelece uma série de punições ao servidor que permitir ou facilitar o acesso ao sigilo fiscal de contribuinte.As penas previstas são demissão, destituição de cargo em comissão ou cassação de disponibilidade ou aposentadoria.
De acordo com o texto, o acesso a informações protegidas pelo sigilo fiscal por pessoa habilitada, mas sem motivação funcional, será punido com suspensão de até 180 dias. Se, nesse acesso, houver cópia ou impressão de dados, ou reincidência, o ato será punido com demissão ou destituição.
A MP foi editada durante a última campanha presidencial pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após denúncias de que o sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do então candidato à presidência da República José Serra (PSDB), havia sido quebrado. O sigilo de Verônica foi violado em setembro de 2009 com a apresentação de uma procuração falsa à Receita Federal.
A proposição tranca a pauta do Plenário e deve ser votada até o dia 15 de março pelos senadores - prazo em que perde a validade.
04/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Vicente Claudino propõe flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal
MP que pune servidor por violar sigilo fiscal tranca a pauta do Plenário
Encerra-se nesta terça prazo para votar MP que pune servidor por violar sigilo fiscal
João Vicente Claudino elogia TCE-PI
João Vicente Claudino cobra votação da PEC da Juventude
João Vicente Claudino defende fortalecimento dos municípios