Ricardo Ferraço defende participação especial de estados e municípios produtores na distribuição de 'royalties' do petróleo
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) defendeu nesta quinta-feira (10) o direito de estados e municípios produtores a uma participação especial na distribuição dos royalties do petróleo. Ele tocou no assunto ao afirmar que a justa distribuição das riquezas do país deve levar em conta as potencialidades e vocações de cada região.
- O petróleo é uma riqueza do povo, e deve ser distribuída para todos os brasileiros, mas os estados e municípios produtores arcam com o ônus social, ambiental e econômico de manter a infraestrutura necessária. Não se trata de defender privilégios - disse.
Ricardo Ferraço disse que dedicará seu mandato a inserir o Espírito Santo no cenário político e econômico nacional. A seu ver, a despeito da contribuição que dá ao desenvolvimento do país, o estado vem sendo preterido na distribuição dos investimentos federais.
- A contribuição que o estado dá ao desenvolvimento nacional é inversamente proporcional aos investimentos recebidos. Não queremos favores, mas contrapartidas. O Senado é o lugar ideal para garantirmos a solidariedade federativa - disse.
10/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ricardo Ferraço defende compensação financeira a estados produtores de petróleo
Ricardo Ferraço defende proposta de Dornelles para distribuição de 'royalties' do pré-sal
Ricardo Ferraço faz apelo para inclusão de piso de receita de 'royalties' para estados produtores
João Vicente Claudino: royalties do petróleo também têm de beneficiar estados e municípios não produtores
Ricardo Ferraço pede respeito à Constituição na partilha dos 'royalties' do petróleo
Eduardo Lopes defende estados produtores de petróleo e lembra que ‘royalties’ compensam perda de ICMS