JOEL DE HOLLANDA DEFENDE AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS



O senador Joel de Hollanda (PFL-PE) defendeu a importância de o governo federal dar a autonomia necessária aos municípios para que possam resolver adequadamente os problemas específicos de suas comunidades. AoPoder Central caberia fixar diretrizes políticas amplas, "sem estar sobrecarregado com questões locais".

- Uma estrutura de decisão política muito centralizada tenderia a negligenciar as diferenças regionais, oferecendo respostas padronizadas para todas as questões - argumentou o senador. Ele ponderou que dificuldades aparentemente idênticas podem requerer uma resposta diferente para cada região.

Joel de Hollanda enfatizou que há na administração pública uma tendência progressiva para a descentralização do poder, que se manifesta pela atribuição de responsabilbidades executivas cada vez maiores a estados e municípios. Na sua opinião, em conseqüência desse quadro, a função dos prefeitoscomo titulares do Executivo municipal,e o trabalho dos vereadores na elaboração das leis municipais vêm ganhando maior destaque.

O senador lembrouo Dia Nacional do Vereador, comemorado na última quarta-feira. Esses legisladores, a seu ver, representam "o vínculo fundamental para o exercício da cidadania". Ele destacou a importância do Manual do Vereador, escrito pelo vice-presidente Marco Maciel, para a orientação daqueles que pretendam se candidatarao cargo e dos que já o exercem.



03/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOEL DE HOLLANDA DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE TRANSPORTE MULTIMODAL

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE URGENTE REFORMA TRIBUTÁRIA

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE POLÍTICA DE GERAÇÃO DE EMPREGOS

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE INTEGRAÇÃO HIDROFERROVIÁRIA PARA O NORDESTE

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM PETROLINA