JOEL DE HOLLANDA DEFENDE URGENTE REFORMA TRIBUTÁRIA



O senador Joel de Hollanda (PFL-PE) defendeu hoje (dia 13) a necessidade de uma urgente reforma do sistema tributário, com o argumento de que o elevado número de impostos, somado às excessivas alíquotas, "prejudica a competitividade de nossos agentes econômicos e induz à sonegação".

Ele apontou como defeito técnico "que infesta nosso atual sistema" a diferenciação de alíquotas em função do produto e do estado de origem ou de destino. Explicou que o ICMS, por exemplo, tendo titularidade estadual, varia de estado a estado, o que, a seu ver, dá margem à guerra fiscal, "gerando problemas nocivos à economia como um todo".

- É de enorme complexidade a discussão e a formação de consenso quando se trata de uma reforma tributária profunda. Mas o Brasil tem competência política e técnica para isso. Esta Casa deve conferir ao assunto a alta prioridade que ele merece - observou.

Joel de Hollanda lembrou a proposta de emenda à Constituição, enviada em 95 pelo Executivo, que propõe a criação de um imposto único federal em substituição ao IPI e ao ICMS. E destacou que "novas idéias relativas à reforma" foram apresentadas à Câmara, há alguns meses, pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Pedro Parente.

Entre as medidas sugeridas, o senador citoua criação de um imposto federal incidindo sobre bens e serviços, IVA, "que põe fim à guerra fiscal e permite a harmonização tributária em nível internacional", e a extinção do IPI, do ICMS da CSLL, da Cofins e do PIS/Pasep. Esclareceu Joel de Hollanda que a eliminação de contribuições não impedirá a vinculação de recursos federais aos setores atualmente beneficiados.

13/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOEL DE HOLLANDA DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE TRANSPORTE MULTIMODAL

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE POLÍTICA DE GERAÇÃO DE EMPREGOS

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE INTEGRAÇÃO HIDROFERROVIÁRIA PARA O NORDESTE

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM PETROLINA