Jonas diz que reforma tributária afeta estados menos desenvolvidos



A reforma tributária, promulgada nesta sexta-feira (19) pelo Congresso Nacional, aumenta os impostos e fragiliza as finanças dos estados menos desenvolvidos, disse o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT). Ele criticou, entre as várias alterações, a cobrança de contribuições sociais sobre produtos agrícolas importados.

Para Jonas Pinheiro, essa taxação provocará um imediato aumento no preço dos insumos agrícolas, como defensivos, vacinas e componentes para máquinas e equipamentos. Com isso, previu, o custo dos produtos agropecuários sofrerá novos reajustes, gerando aumento no produto final, a ser pago pelos consumidores.

Outro ponto contido na reforma que preocupa Jonas Pinheiro é o que penaliza com mais impostos o agronegócio brasileiro. Ele informou que essa atividade comercial foi a que apresentou melhor desempenho ao longo de 2003, razão pela qual estranhou que a reforma -possa sacrificar a nossa galinha dos de ouro, justamente porque ela bota muitos ovos-.

- Outro aspecto intensamente preocupante nessa reforma tributária é a possibilidade de, no final das contas, contribuir para o aumento das desigualdades regionais, uma vez que provocará desequilíbrio fiscal nas contas dos estados, sobretudo daqueles que têm a atividade agropecuária como alicerce da sua economia, a exemplo de Mato Grosso - afirmou Jonas Pinheiro.



19/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


GUERRA FISCAL OPÕE SÃO PAULO A ESTADOS MENOS DESENVOLVIDOS

Quintanilha elogia plano de apoio da União aos estados menos desenvolvidos

Unificação de ICMS prejudica estados menos desenvolvidos, diz Wilder Morais

José Pimentel pede justiça fiscal para estados menos desenvolvidos

Jonas Pinheiro comunica críticas do setor agropecuário à reforma tributária

Lúcia Vânia: Jonas Pinheiro fará falta nas discussões sobre reforma tributária