Jonas Pinheiro condena proposta de ONG a produtores brasileiros de soja



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) ocupou a tribuna nesta segunda-feira (1º) para opinar que é "no mínimo indecorosa" a proposta formulada pelo produtor rural canadense Ken Goudy, criador da organização não-governamental Focus on Sabbatical, no 2º Congresso Brasileiro de Soja, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ken Goudy propôs pagar US$ 35 por acre aos produtores brasileiros que deixarem de cultivar soja em suas terras.

A ONG reúne 4,500 produtores canadenses e norte-americanos e busca proteger o interesse de seus participantes e o mercado de seus respectivos países, informou o senador. De acordo com Ken Goudy, os recursos para o pagamento aos produtores brasileiros viriam dos próprios produtores norte-americanos, que têm muito interesse em manter num patamar mais elevado o preço da soja e de outros grãos, acrescentou.

O objetivo declarado da proposta, continuou, "é reduzir a produção de soja e a sua oferta no mercado internacional em cerca de 40 milhões de toneladas, volume coincidentemente equivalente à atual safra desse grão no Brasil, que é o segundo maior produtor de soja do mundo".

- Preocupado com o setor agrícola como sempre fui, quero declarar com veemência que deploro essa proposta. Acho-a mesquinha e vil diante da grandeza da nossa soberania como nação e diante da competência do nosso produtor rural - disse Jonas Pinheiro.

O senador alertou que, com essa proposta de reduzir o plantio nos países que fazem concorrência com os Estados Unidos, esse país na prática transfere a despesa de seu governo com os atuais subsídios. Com a redução da oferta do produto no mundo, pretende criar um cartel no setor agrícola, advertiu o senador, lembrando que Estados Unidos, Brasil e Argentina concentram 80% da produção mundial de soja. Nos últimos anos a produção de soja aumentou de 70 milhões de toneladas para 140 milhões, com conseqüente queda do preço do produto no mercado.

A proposta da Focus suscitou as mais diversas reações contrárias já no congresso realizado em Foz do Iguaçu, relatou Jonas Pinheiro. Entre elas, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alberto Duque Portugal, para quem "o que deprime os preços no mercado internacional são os subsídios norte-americanos", citou o senador.



01/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Produtores precisam regularizar plantio de soja, diz Jonas Pinheiro

Projeto de Jonas Pinheiro libera cultivo de soja transgênica na safra de 2005

Jonas Pinheiro elogia substitutivo a MP sobre legalização do cultivo de soja transgênica

JONAS PINHEIRO PEDE SOCORRO PARA PRODUTORES DE BORRACHA

Jonas Pinheiro pede alongamento das dívidas dos produtores rurais

Jonas Pinheiro aponta acusações irregulares contra produtores rurais