Projeto de Jonas Pinheiro libera cultivo de soja transgênica na safra de 2005



Para evitar possíveis prejuízos à produção por causa do descompasso entre o calendário agrícola e a aprovação da Lei da Biossegurança (PLC 9/04), o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) apresentou projeto de lei (PLS 201/04) estabelecendo normas para o plantio e a comercialização da produção de soja geneticamente modificada na safra de 2005. A matéria encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e deve ser examinada, em seguida, pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS), cabendo a esta última a deliberação em caráter terminativo.

Além de autorizar os produtores rurais a plantar sementes de soja transgênica para seu uso próprio, o projeto pretende liberar a comercialização das espécies manipuladas legalmente no país e adaptadas às condições regionais. Essa preocupação visa resguardar a pesquisa nacional e o desenvolvimento da indústria sementeira brasileira, que, segundo o parlamentar, constitui um pilar importante para o agronegócio nacional.

Jonas Pinheiro ressalta ainda que, somente com sementes devidamente adaptadas às condições brasileiras, mesmo que geneticamente modificadas, será possível assegurar produtividade mais elevada e maior resistência a pragas e doenças. Assim, o cultivo da soja RR (Roundup Ready), resistente ao herbicida glifosato, seria favorecido pela maior resistência a pragas propiciada pelas cultivares nacionais a ela associadas.

"O entendimento é de que este projeto de lei, por se restringir somente aos procedimentos de autorização e plantio de soja RR e por não envolver pontos extremamente complexos e polêmicos, como é o caso do PLC 9/04, poderá ter sua tramitação no Congresso Nacional mais rápida, a tempo de poder disciplinar essa matéria e evitar o vácuo legal e os prejuízos que dele poderão advir", observou.

Alvo de impasse judicial, a soja RR depende da aprovação da Lei da Biossegurança para ter seu plantio e sua comercialização para a próxima safra autorizados. Como a polêmica em torno da matéria deve atrasar sua apreciação pelo Congresso, o senador pefelista resolveu apresentar o projeto e, assim, evitar transtornos para os produtores rurais e o próprio governo.



13/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro elogia substitutivo a MP sobre legalização do cultivo de soja transgênica

Osmar Dias critica a MP que regula o plantio de soja transgênica na safra de 2005

Comercialização da soja transgênica da última safra é autorizada

Senado aprova MP que legaliza plantio e venda da soja transgênica da safra 2004

Osmar Dias pede ao governador do Paraná que libere escoamento da safra de soja transgênica

Jonas Pinheiro defende uso de semente de algodão transgênica