Jonas Pinheiro diz que racionamento prejudica produção agrícola



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) lançou, nesta quinta-feira (dia 9), um apelo à Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica para que estude alternativas de racionamento de energia para os produtores de calcário agrícola. O senador espera que sejam adotadas medidas específicas para o setor de modo a que o racionamento não comprometa a produção desse corretor de solo utilizado na agricultura.

- A produção de calcário agrícola é de suma importância para a produção de alimentos. Sua interrupção inviabilizaria o aproveitamento das áreas agrícolas do Mato Grosso e do Centro-Oeste em geral - disse.

Jonas Pinheiro explicou que a correção do solo é uma prática que possibilita aumento médio de 25% na produtividade de culturas. O calcário favorece a absorção de fertilizantes em até 100%. Em regiões do Brasil como o cerrado, a não aplicação adequada de calcário compromete a viabilidade da agricultura. Em 2001, o estado de Mato Grosso superou os recordes de produção e uso do calcário, tornando-se o maior produtor nacional do insumo, com 3,1 milhões de toneladas.

- A partir da adoção das medidas de racionamento de energia, a produção de calcário já caiu 20% em relação a 2000 - informou o senador.

09/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro: agricultura deve ter racionamento diferenciado

JONAS PINHEIRO ELOGIA POLÍTICA AGRÍCOLA

JONAS PINHEIRO DESTACA COOPERATIVISMO AGRÍCOLA

Jonas Pinheiro registra vigor do setor agrícola

Jonas Pinheiro destaca acordo para redução da dívida agrícola

Inácio Arruda ressalta dedicação de Jonas Pinheiro ao setor agrícola