Jonas Pinheiro pede autorização para utilização do "diesel verde"
Em discurso nesta quinta-feira (10), o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) pediu ao governo federal a autorização, -o mais rápido possível-, para que empresas brasileiras possam utilizar álcool misturado ao óleo diesel. A mistura é possível, explicou o parlamentar, graças à adição ao álcool de um derivado do óleo de soja, comercialmente denominado AEP-102 - também chamado -diesel verde- -, na proporção de 10,6%.
A adição do álcool ao diesel, informou o representante mato-grossense, possibilitará uma redução anual de 3,2 bilhões de litros no consumo anual do derivado do petróleo, representando uma economia de divisas da ordem de US$ 320 milhões por ano. Em um segundo momento, acrescentou Jonas Pinheiro, o AEP-102 poderá se transformar em uma fonte de divisas, pois já há empresários japoneses, chineses, americanos e alemães interessados em importar essa nova tecnologia.
- É valido ressaltar que os benefícios dessa mistura não se restringem simplesmente aos reflexos ambientais ou a eventuais reduções de importação de petróleo e gasto de divisas, mas a ser um incentivo para as regiões de produção agrícola, dinamizando-as, bem como a toda a economia brasileira, pelos reflexos decorrentes dessa operação - afirmou o parlamentar.
De acordo com o senador, o derivado da soja foi -amplamente testado por entidades de renome- como as empresas Bosch e Tecpar, com o acompanhamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e universidades, entre outros. O senador destacou ser o Brasil pioneiro na utilização do álcool - seja como combustível puro ou como mistura para outros combustíveis - na propulsão de veículos automotores.
A adoção do álcool, acrescentou, é um dos responsáveis pela redução do nível de poluição atmosférica. O parlamentar destacou a adoção pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em 1986, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
10/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
JONAS PINHEIRO DEFENDE ADIÇÃO DE ÁLCOOL ANIDRO AO ÓLEO DIESEL
JONAS PINHEIRO PEDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA ASSENTAMENTOS
JONAS PINHEIRO PEDE MEDIDAS PARA REABILITAÇÃO DO PROÁLCOOL
JONAS PINHEIRO PEDE SOCORRO PARA PRODUTORES DE BORRACHA
Jonas Pinheiro pede ao governo mais recursos para o Ibama
JONAS PINHEIRO PEDE QUE SEJAM MANTIDOS VALORES PARA A SAFRA