Jonas Pinheiro propõe incentivo para atividade pecuária no Pantanal
Segundo o senador, a medida contribuiria para deter a descapitalização do produtor rural pantaneiro e a conseqüente redução do plantel de animais da região, além de assegurar a preservação de uma atividade que é tradicionalmente adequada ao ecossistema pantaneiro.
Com períodos de cheias e vazantes e ecossistema típico, o Pantanal impõe uma pecuária diferenciada, de uso extensivo de pastagens naturais, sem o uso de agrotóxicos, explicou o senador. Se essas características asseguram um produto de qualidade sanitária inigualável, acrescentou, por outro lado "a pecuária tem índices de produtividade mais baixos e, conseqüentemente, também menor rentabilidade econômica".
A crise econômica e a ausência de incentivos para a pecuária na região resultaram, conforme Jonas Pinheiro, na saída dos produtores tradicionais e na redução dos rebanhos, o que poderá "provocar um grande e sério desequilíbrio na natureza, porque se romperá o ciclo de exploração e de vida naquela região". A concessão do incentivo proposto, a seu ver, tornará os encargos financeiros dos empréstimos junto ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste mais compatíveis com a lucratividade e a maturação próprias dos investimentos pecuários na região.
15/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jonas Pinheiro propõe normas para destinação de embalagens de produtos veterinários
Jonas Pinheiro propõe regulamentação de cooperativas de trabalho
TV NBR mostra pecuária orgânica no Pantanal
Projeto de Antero beneficia pecuária do Pantanal
Tebet pede alíquota zero para produção de sêmen e embriões na atividade pecuária
Aprovado incentivo para integração lavoura-pecuária