Jonas Pinheiro quer derrubada de veto presidencial a dispositivo da Lei de Biossegurança



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), pediu, nesta terça-feira (5), o apoio dos parlamentares para a convocação de sessão do Congresso Nacional destinada a analisar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao parágrafo 8º do artigo 11 da Lei de Biossegurança. De acordo com Jonas Pinheiro, a derrubada do veto presidencial é fundamental para assegurar a capacidade de decisão da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), uma vez que diminuirá o quórum exigido para deliberações.

- Pedimos que o Congresso Nacional seja convocado, hoje ou amanhã, para apreciar o veto a este artigo, que é de máxima importância, sobretudo na parte estruturante do agronegócio brasileiro - disse.

A Lei de Biossegurança (Lei 11.105/05), tal como aprovada pelo Congresso, reestruturou a CTNBio e fixou em 27 o número de seus membros, sendo 12 cientistas de notório saber nas áreas de saúde humana, animal e vegetal; nove representantes de diferentes ministérios; e seis especialistas em diferentes áreas. A lei estabeleceu ainda o quórum de 14 membros para a realização de reuniões da comissão, sendo as decisões tomadas pela maioria absoluta dos presentes, respeitado o quórum previsto.

O presidente Luiz Inácio da Silva, ao vetar o dispositivo da lei, publicou posteriormente um decreto exigindo dois terços - ou 18 participantes - de votos favoráveis dos membros do colegiado para a aprovação dos processos de liberação comercial de organismos geneticamente modificados (OGMs) e derivados.

Na avaliação de Jonas Pinheiro, a alteração feita por Lula deverá comprometer a liberação comercial de OGMs não somente pela dificuldade de assegurar a presença de um elevado número de membros nas reuniões, como também pela predominância de representantes dos ministérios e de especialistas indicados pelos ministros do governo federal em detrimento de especialistas de saber científico e técnico.

05/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro quer modificar projeto sobre biossegurança

Emilia pede derrubada de veto presidencial

Mão Santa pede derrubada do veto presidencial ao aumento para aposentados

Lei de Biossegurança deve ser votada logo, defende Jonas Pinheiro

Arthur Virgílio pede derrubada de possível veto presidencial à Lei da Super Receita

Dornelles também quer saída para 'royalties' sem derrubada de veto