Jonas Pinheiro volta a reivindicar medidas federais para agropecuária



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) voltou a reivindicar em Plenário, nesta quinta-feira (13), medidas do governo federal para combater a crise no setor agropecuário nacional. Na ocasião, o pefelista listou dez providências que deveriam ser adotadas pelo atual governo para minimizar o problema, como o pagamento dos prêmios de seguro rural e a criação do fundo de aval - iniciativas que poderiam, em sua opinião, facilitar e baratear as linhas de financiamento do setor.

Outras sugestões apresentadas por Jonas Pinheiro passam pela liberação da importação de defensivos agrícolas genéricos no âmbito do Mercosul, medida que levaria a uma economia anual de US$ 1 bilhão; alocação de R$ 2,8 bilhões no Orçamento da União para 2007 em favor de Operações Oficiais de Crédito; sanção ao projeto de lei de conversão à MP 285/06 que prorroga por dois anos o prazo para pagamento das parcelas da dívida rural vencidas em 2005 e 2006; e desoneração tributária do óleo diesel para o setor rural.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comentou alguns prejuízos amargados pela agropecuária do Paraná, decorrentes da estiagem e da alegada falta de apoio federal aos produtores. Segundo informou, a produção industrial paranaense, calcada no beneficiamento de produtos primários, registra queda acumulada de 4% de janeiro a julho de 2006.

13/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro alerta para crise da agropecuária nacional

Política agropecuária precisa do veterinário, diz Jonas Pinheiro

Jonas Pinheiro participa de seminário sobre pesquisa agropecuária

JONAS PINHEIRO: DECISÃO DA OIE TRAZ NOVA FASE À AGROPECUÁRIA

César Borges destaca defesa de Jonas Pinheiro das causas ligadas à agropecuária

Jonas Pinheiro quer medidas para preservar o agronegócio