JONAS PINHEIRO RECLAMA CONTRA AUMENTO DO ICMS



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) afirmou hoje (dia 9) que é "inaceitável" a decisão tomada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de cancelar a isenção do ICMS sobre as vendas estaduais e a redução de 50% desse imposto em operações interestaduais. Ele disse que "a medida provocará uma elevação nos custos dos insumos agrícolas que, em muitos casos, terão as alíquotas elevadas de zero para 17%".

Na opinião do senador, esseaumento no ICMS provoca, em alguns segmentos com elevado consumo intermediário, um aumento de 8% a 10% nos custos de produção, e se refletirá nos preços finais e nas condições de competitividade. "A elevação na carga tributária sobre os insumos e produtos agrícolas irá onerar o setor agrícola em cerca de R$ 1,3 bilhões", frisou.

- Essa decisão do Confaz é inaceitável. Ela demonstra o anacronismo do sistema tributário nacional e daqueles que o defendem, e está na absoluta contramão do exigido pela sociedade. Demonstra, ainda, a visão míope e imediatista dos governos estaduais e seus secretários de Fazenda- acrescentou.

Jonas Pinheiro afirmou que "é passada a hora de rever esses procedimentos decisórios e se questionar a própria existência desse Conselho". Conforme acentuou, "a decisão do Confaz evidencia também a urgente necessidade da reforma tributária, para que o Brasil tenha um sistema tributário mais contemporâneo".

CULTIVARES

Jonas Pinheiro dirigiu apelo ao presidente da República "para que proceda à regulamentação da Lei de Proteção de Cultivares, de modo a possibilitar que ela possa ter plena efetividade no Brasil". Ele lembrou que a própria lei nº 9.456, de 27 de abril de 1997, que instituiu a proteção de cultivares no país, determinara que o Poder Executivo deveria regulamentá-la no prazo de 90 dias, a partir de sua publicação, que ocorreu no dia 28 de abril.

Relator da matéria no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador disse que o atraso no processo de regulamentação da lei tem provocado "uma frustração e uma grande preocupação por parte dos segmentos interessados e um prejuízo para os produtores de sementes e mudas, para os produtores rurais e para os consumidores brasileiros".



09/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JONAS PINHEIRO PROTESTA CONTRA PROIBIÇÕES DO IBAMA

JONAS PINHEIRO ANUNCIA MUDANÇAS EM MEDIDAS CONTRA DESMATAMENTO

Jonas Pinheiro aponta acusações irregulares contra produtores rurais

Garibaldi elogia Jonas Pinheiro por sua luta contra o endividamento rural

Jonas Pinheiro protesta contra declarações de Antero Paes de Barros

JONAS PINHEIRO LISTA ALGUMAS DAS BARREIRAS CONTRA PRODUTOS BRASILEIROS