Jorge Viana comemora aprovação de projeto que trata das Zonas de Processamento de Exportação



O senador Jorge Viana (PT-AC) comemorou a aprovação no projeto de lei do Senado (PLS) 764/2011, em caráter terminativo, durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (11). O projeto, de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e que tem Jorge Viana como relator, trata do marco regulatório das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs).

– Agora o Brasil tem instrumentos para mudar a realidade para que as ZPEs deixem de ser ficção – afirmou.

Segundo o senador, as zonas de processamento de exportação podem ajudar no crescimento econômico e na geração de emprego, e são usadas por vários países do mundo desde a década de 60. O projeto aprovado autoriza a criação de 24 ZPEsno país.

Jorge Viana informou que o mundo tem mais de 3,5 mil dessas áreas implantadas em 135 países, gerando 70 milhões de empregos e movimentando meio trilhão de dólares por ano. Ele acrescentou que, se o Brasil quer ser uma liderança mundial, precisa dar atenção para esse instrumento.

- Eu me sinto com o dever cumprido, porque trabalhei por meu estado e por meu país – declarou o senador.

De acordo com o site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as ZPEs são caracterizadas como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

As empresas que se instalam nessas áreas têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos e o principal requisito é o seu caráter eminentemente exportador, ou seja, as empresas devem auferir e manter receita bruta decorrente de exportação para o exterior de, no mínimo, 80% de sua receita bruta total.

COP-18

O senador também destacou a participação do Brasil na 18ª Conferência das Partes (COP-18), realizada em Doha, no Catar, entre o fim de novembro e início de dezembro. Jorge Viana esteve presente no evento como representante da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

De acordo com o senador, a conferência foi frustrante devido à pouca atenção dada pelos países ricos à questão do meio ambiente. Ele elogiou o papel competente e objetivo desempenhado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que evitou “um desastre maior”.



11/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney pede apoio para projeto que cria Zonas de Processamento de Exportação

CDR aprova criação de Zonas de Processamento de Exportação

CDR examina criação de Zonas de Processamento de Exportação

CDR aprova criação de dez Zonas de Processamento de Exportação

PATROCÍNIO QUER DINAMIZAR AS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO

CAE aprova projetos que criam 46 Zonas de Processamento de Exportação