Sarney pede apoio para projeto que cria Zonas de Processamento de Exportação



Em discurso nesta quinta-feira (29), o senador José Sarney (PMDB-AP) pediu ao Plenário apoio para a aprovação do projeto que cria no Brasil as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). O projeto foi aprovado com modificações pela Câmara e tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado agora na forma da Emenda da Câmara dos Deputados ao PLS 146/96, tendo como relator o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, onde empresas que produzem para o mercado externo poderão se instalar e se beneficiar com a isenção de impostos. Sarney disse que a China já implantou 124 áreas desse tipo em seu território sendo esta uma das explicações para o acelerado crescimento de sua economia.

Sarney relatou viagem que realizou à China quando era presidente da República e relembrou a sua tentativa de criar as primeiras ZPEs no Brasil, aproveitando para fazer um alerta sobre as pressões contrárias à idéia.

- Vai haver uma campanha grande, dizendo que a aprovação do projeto será o 'maior crime'. Vão querer sepultar essa idéia que é a única que permitirá ao Brasil romper os seus baixos níveis de desenvolvimento - disse.

Sarney lembrou que tentou criar 17 ZPEs quando era presidente, sendo impedido, no Congresso, pela pressão de empresas que, segundo ele, temem enfrentar concorrência.

O senador afirmou que a implantação das ZPEs permitirá ao Brasil alcançar uma inserção maior no comércio internacional e aumentará a competitividade e a capacidade tecnológica das industrias nacionais. Além disso, acrescentou, as Zonas de Processamento de Exportação são um instrumento de redução das desigualdades regionais, permitindo grande desenvolvimento em áreas do Norte e do Nordeste.

Para o presidente do Senado, Renan Calheiros, é importante deliberar rapidamente sobre o assunto.

- Precisamos adotar um modelo novo para o Brasil para combater nossas desigualdades regionais; talvez o caminho sejam as ZPEs - afirmou.

Os senadores Tião Viana (PT-AC), Mão Santa (PMDB-PI), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Jayme Campos (DEM-MT), Efraim Morais (DEM-PB), Heráclito Fortes (DEM-PI), José Agripino (DEM-RN) e Renato Casagrande (PSB-ES) manifestaram seu apoio à idéia de criação das Zonas de Processamento de Exportação.

29/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana comemora aprovação de projeto que trata das Zonas de Processamento de Exportação

Flexa Ribeiro comemora acordo em torno de projeto que cria as Zonas de Processamento de Exportações

CDR aprova criação de Zonas de Processamento de Exportação

CDR examina criação de Zonas de Processamento de Exportação

CDR aprova criação de dez Zonas de Processamento de Exportação

PATROCÍNIO QUER DINAMIZAR AS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO