Jorge Viana defende permanência de servidores no governo do Acre



Em pronunciamento nesta terça-feira (11), o senador Jorge Viana (PT-AC) defendeu a permanência, no governo do Acre, de 11 mil servidores que se encontram ameaçados de demissão, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou inconstitucional proposta de emenda à Constituição estadual que garantia a sua permanência no cargo.

Ex-governador do Acre, Jorge Viana cobrou uma “solução de bom senso e sensibilidade” do STF no exame da questão. Ele disse que os ministros precisam levar em conta as peculiaridades, o medo e a insegurança que tomou conta dos servidores, o que precisa ser substituído por uma ação justa, para que os funcionários, contratados antes da Constituição de 1988, possam seguir em seu trabalho com tranquilidade.

Com a transformação do território do Acre em estado, houve um aumento de atribuições legais, o que provocou a contratação de servidores por governos passados, explicou Jorge Viana. Ele disse que uma parcela grande de servidores assinou contrato de trabalho com o estado, e agora se encontra sob ameaça de demissão, o que muda completamente suas vidas, depois de quase tres décadas de atuação no governo local.

- É preciso criar uma alternativa, algo que não está à margem da lei, e encontrar uma solução para a permanência dos servidores. Os ministros [do STF] precisam ter um olhar para a realidade. Não pedimos medida fora da lei. Queremos que o bom senso prevaleça – afirmou.



11/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana defende efetivação de servidores do Acre que não fizeram concurso

Jorge Viana manifesta preocupação com servidores não concursados no Acre

Jorge Viana manifesta preocupação com possibilidade de demissão servidores no Acre

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre

Jorge Viana comemora ajuda do governo federal a imigrantes ilegais no Acre

Enchentes: Jorge Viana pede auxílio do governo federal ao setor produtivo do Acre