Reforma do Código Penal será votada por comissão especial na próxima terça
A comissão especial que cuida da elaboração de um novo Código Penal iniciou reunião para análise da minuta da proposta, elaborada relator, senador Pedro Taques (PDT-MT).
O presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), já comunicou que vai conceder vista coletiva para que os senadores analisem o texto e possam votá-lo na próxima terça-feira (17).
Tendo como base o PLS 236/2012, o senador analisou também mais de 140 projetos de lei que tratam de crimes e punições, além de mais de 800 emendas. A comissão também recebeu dezenas de documentos, de pessoas físicas e jurídicas, e realizou várias audiências públicas em todo o país. Foram ouvidos especialistas no tema, operadores do direito, autoridades e a sociedade.
O relator destacou também que recebeu mais de mil contribuições do da população por meio do serviço Alô Senado (telefone 0800-612-211).
- Quando se trata de direito penal, existem posições culturais, filosóficas, culturais e ideológicas que são trazidas ao debate. E, como relator, ouvi as diversas correntes e tentei buscar um consenso - informou Taques, que disse não ser possível mais o país conviver com um código de 1940.
- Não podemos também enganar o povo brasileiro, dizendo que uma nova lei penal vai resolver todos os problemas de segurança pública no país. O código é apenas mais um instrumento - disse.
10/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Reforma do Código de Processo Penal não será votada nesta terça
Reforma do processo penal será votada em sessão extraordinária nesta terça
Nova maioridade penal será votada pela Comissão de Segurança na terça-feira
Jorge Viana destaca instalação da comissão especial que analisará reforma do Código Penal
Comissão Especial da Lei Geral Da Copa será instalada na próxima terça
Comissão que vai propor reforma do Código de Processo Penal será instalada em julho