Jorge Viana pede esforço conjunto para melhorar educação de base



O senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou, nesta terça-feira (21), que para que haja uma mudança significativa na educação do Brasil é preciso um esforço de todos os entes da federação: união, estados e municípios.

Jorge Viana observou que, no Brasil, a educação das crianças é competência das prefeituras, enquanto que os estados ficam encarregados dos jovens e a União, dos adultos. O senador disse discordar dessa divisão de tarefas, que para ele limita a melhoria da educação do país a “pequenos reparos”.

Ele afirmou que a educação deve ser transformada na base, mas que os municípios não possuem condições de arcar com esse papel sem a ajuda dos outros entes da Federação.

- Acho sinceramente que não há condições de os municípios assumirem essa responsabilidade. Não existe a possibilidade de fazermos a transformação na base sem ter um esforço de todos pela educação: União, estados e municípios.

Educação no Acre

O senador registrou melhora do estado do Acre em relação aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Ele afirmou que, há catorze anos, o estado era o último colocado nas avaliações que medem desempenho educacional, quando metade dos municípios não oferecia nem o segundo grau.

- Tinha outro problema: boa parte dos professores eram leigos: sem nenhuma formação para ensinar.  Situação mais precária que essa é impossível – disse.

Para transformar esse quadro, o senador afirmou que foram feitas várias mudanças, entre elas, a capacitação de professores do estado, a melhoria dos salários desses profissionais, a implantação do segundo grau em municípios e vilarejos e a melhoria da infraestrutura das escolas.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o esforço e a dedicação dos políticos do Acre na área, mas ressaltou que é preciso ter como parâmetro países desenvolvidos como a Finlândia e a Coréia e não somente fazer comparações entre os estados do Brasil. Ele afirmou que o fato de o Acre estar melhor é uma vitoria, mas ainda não é uma vitória de todo o Brasil.

- Nós não estamos plantando o futuro; há esforços como o seu, há esforços como o de outros Governadores e prefeitos, mas não há esforço do Brasil – disse.



21/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares pede esforço conjunto no Congresso para aprovar reforma política

Em nota, Acir Gurgacz pede esforço conjunto para prevenção de tragédias

Jorge Viana: Rio+20 é oportunidade para melhorar qualidade de vida no mundo

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre

Jorge Viana diz que educação é a maior das prioridades para o Brasil

Para Jorge Viana, Telecurso mudou educação no Acre