Jorge Viana quer pena maior para crimes em espaços públicos
O aumento das penas para crimes que ocorrem em espaços públicos poderá ser um grande aliado na redução do número de homicídios no Brasil, afirmou nesta sexta-feira (1º) o senador Jorge Viana (PT-AC).
Para ele, o novo Código Penal, em discussão no Senado, deverá ajudar as políticas de segurança pública do país, para mudar as estatísticas que colocam o país no topo do ranking dos homicídios: esse tipo de crime atinge hoje 26 pessoas para cada grupo de 100 mil. Na Argentina e no Uruguai, a taxa é de cinco e seis homicídios, respectivamente, para cada grupo de 100 mil.
Com números tão elevados, a cada 20 anos 1 milhão de pessoas são assassinadas no Brasil, tornando a segurança pública um dos maiores problemas para os brasileiros, avalia Jorge Viana.
O senador, que presidiu parte da audiência pública sobre o novo Código Penal, na quinta-feira (28), lembrou que, durante o debate, foram conflitantes as opiniões sobre o tema manifestadas pelo jurista Miguel Reale Júnior e pelo procurador Luiz Carlos Gonçalves.
Jorge Viana também sugeriu uma revisão das penas de homicídio e criticou a possibilidade de uma pessoa condenada por esse tipo de crime cumprir pena em regime semiaberto.
– Não conheço nada que tenha mais valor do que a vida humana – observou.
01/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Expedito Júnior quer pena maior para crimes contra a honra praticados pela Internet
Pena maior para crimes de concorrência desleal passa pela CCJ
Pena maior para crimes de concorrência desleal está na pauta na CCJ
Para Alvaro Dias, agravamento da pena para crimes cometidos contra e por agentes públicos irá reduzir a criminalidade
Jorge Viana diz que educação é a maior das prioridades para o Brasil
Jorge Viana pede maior prazo para discussão de regras do FPE