Renan anuncia impressão em braile do Jornal do Senado semanal



Na abertura da exposição fotográfica Diversidade, reunindo fotos de Renata Poldolsky, aberta ao público até o próximo domingo (25), no Salão Nobre do Senado, o presidente da Casa, senador Renan Calheiros, destacou que desde 2005 a instituição vem ampliando os mecanismos e possibilidades de inclusão dos portadores de deficiência. Ele enumerou uma série de projetos que serão colocados em prática nos próximos meses para fortalecer esse trabalho, como a tradução na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) daprogramação da TV Senado e a impressão em braile do Jornal do Senado semanal, que circula às segundas-feiras.

- Através da contratação de profissionais cegos para revisar o jornal em braile, estaremos expandindo o mercado de trabalho para os portadores de deficiência visual. O espaço físico no qual eles trabalharão já conta com instalações adequadas como isolamento acústico e infra-estrutura pertinente. Vamos adaptar o Plenário aos portadores de necessidades especiais instalando um elevador para a galeria e executando a sinalização mínima interna e externa para melhorar o acesso - antecipou Renan Calheiros.

O presidente Renan Calheiros lembrou que o Senado já investiu na aquisição de triciclos elétricos que estão disponíveis às pessoas com dificuldade de locomoção que visitam as instalações da Casa, adaptou parte de suas instalações físicas para facilitar o acesso e criou um serviço especial de acompanhamento às pessoas com deficiência. Ele acrescentou que o Serviço Médico da Casa já conta com um núcleo de fonoaudiologia, especialidade que auxilia portadores de Síndrome de Down a superar suas dificuldades de deglutição, respiração e aquisição de conhecimentos.

- Se me perguntassem qual o modelo ideal para a inclusão de pessoas com deficiência, ou com Síndrome de Down, eu diria que é preciso, antes de tudo, acreditar na pessoa e fazer o que estiver ao alcance para que ela também acredite em si mesma. Esse com certeza é o caminho através do qual abrimos as portas da verdadeira inclusão - afirmou Renan.

Antes do pronunciamento de Renan, a coordenadora do Instituto Meta Social, Helena Werneck, parceira do Senado na programação de comemoração do Dia Mundial da Síndrome de Down, destacou que os eventos realizados na tarde e noite desta quarta-feira (21) deram maior visibilidade sobre a necessidade de conscientizar as pessoas sobre o tema. Já o ator Guilherme Berenger observou que esclarecer a sociedade é envolvê-la na necessidade de valorizar atitudes positivas como o amor e a importância da vida.

21/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan inaugura novo serviço de impressão em braile do Senado

Renan diz que expansão do sistema de impressão em braile torna a gráfica do Senado uma das mais completas do mundo

Agaciel anuncia curso de impressão em braile para deficientes visuais

SENADO É PIONEIRO EM IMPRESSÃO EM BRAILE

SECRETARIA DE EDITORAÇÃO DO SENADO INAUGURA IMPRESSÃO EM BRAILE

Senado inaugura novo serviço de impressão em braile