Ornelas cobra do governo política de desenvolvimento que substitua Sudam e Sudene



O senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) cobrou do governo uma política de desenvolvimento regional que substitua organismos como a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O senador baiano acrescentou que o Ministério da Integração Regional não justificou a própria criação.

Waldeck citou como exemplo da falência do modelo as irregularidades encontradas em uma simples auditoria burocrática na Sudam. Para o senador, seria preciso uma investigação completa da Polícia Federal. "A Sudam tornou-se um pasto de malfeitores", denunciou.

O senador disse que a Sudam foi criada à semelhança da Sudene, que no entanto, segundo ele, teve uma gênese diferente: era uma idealização do Grupo de Trabalho para Desenvolvimento do Nordeste, coordenado pelo economista Celso Furtado ainda no governo do presidente Juscelino Kubitschek. "A criação da Sudam já é, na verdade, um aspecto da chamada síndrome da simetria, expressão criada pelo professor Diogo Lordello de Mello", explicou.

Waldeck Ornellas disse que há uma tendência de se aplicar a todas as regiões as mesmas soluções, quando problemas diferentes exigem soluções diferentes. Para ele, a transposição das águas do Rio São Francisco é um simples biombo para esconder a ineficiência do Ministério da Integração Regional.

19/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ornelas critica extinção da Sudene e da Sudam

Waldeck Ornelas: MP que extinguiu Sudene e Sudam é "texto vazio"

Lobão apóia transformação de Sudam e Sudene em agências de desenvolvimento

Sarney elogia governo pela volta da Sudam e da Sudene

CARLOS BEZERRA CUMPRIMENTA GOVERNO POR MP QUE BENEFICIA SUDAM E SUDENE

Nabor elogia intenção do governo de propor em projeto de lei mudanças na Sudam e na Sudene