José Agripino: "CPI do Apagão vai ser instalada no Senado, queiram ou não"



O senador José Agripino (RN), líder do DEM, afirmou da tribuna que a "CPI do Apagão será instalada no Senado, queiram ou não", porque "é a sociedade que está pedindo explicações" ao governo paraa queda do avião daGol e os atrasos nos vôos no país. Ele disse esperar que os líderes dos partidos da base do governo cumpram a promessa de apresentar na terça-feira (15) os nomes dos seus senadores na CPI. As oposições já fizeram as indicações.

- Essa não será uma CPI de governo contra oposição. Ela vai investigar o caos aéreo que está infernizando a vida de quem tem de viajar de avião. Será uma CPI não para provocar, mas para investigar, para prestar serviço à sociedade - acrescentou.

O líder do DEM lamentou que o governo não esteja cumprindo promessas feitas ao Congresso e aos prefeitos. Lembrou que o próprio presidente Lula garantira aos prefeitos que iria autorizar o aumento de um ponto percentual no repasse do Fundo de Participação dos Municípios e, agora, a equipe econômica mandou retirar projeto com essa finalidade da votação na Câmara.

- Não é a primeira vez que este governo não cumpre acordos - sustentou.

Agripino disse ainda, com base em um resumo do que seria o novo projeto do governo para substituir a nova "Emenda 3", que o DEM não aceitará qualquer aumento de imposto. Pelo resumo, o governo estaria propenso e cobrar um adicional de 10%, a título de Previdência, das empresas individuais que prestem serviços a outras maiores "com habitualidade e subordinação".

O líder oposicionista lembrou que, em reunião de todos os líderes partidários no Congresso, há duas semanas, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu que o governo não iria aumentar a tributação dessas empresas.

- Não há hipótese de haver diálogo se o novo projeto de lei que vier do governo apresentar uma alíquota adicional de 10% de contribuição previdenciária. Esse profissional já paga 20% sobre o que recebe a título de PIS, Cofins, Imposto de Renda, CSLL, ISS e INSS. Desse jeito, sua empresa pagaria mais imposto do que se ele fosse empregado da empresa à qual presta serviço - observou José Agripino.



09/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino diz que CPI do Apagão Aéreo será instalada no Senado, se Supremo negar sua abertura na Câmara

'Dilma é a responsável pelo apagão', diz José Agripino

'Dilma é a responsável pelo apagão', diz José Agripino

Agripino diz que CPI do Apagão Aéreo no Senado será mais eficaz

Agripino quer saber se, depois de instalada CPMI, mesmo fato pode ser investigado também em CPI do Senado

Agripino quer saber se, depois de instalada CPMI, mesmo fato determinado pode ser investigado também em CPI exclusiva do Senado