José Agripino defende apuração da violência em Rondônia



O líder do PFL no Senado, José Agripino, defendeu a apuração do episódio em que garimpeiros que exploravam diamantes na Reserva Indígena Roosevelt, em Rondônia, foram mortos por índios da tribo Cinta-Larga. O senador afirmou que "há o que investigar" e criticou o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, que adiantou a intenção do órgão de defender os índios acusados da morte de mais de 20 garimpeiros.

- Quem governa deve ser árbitro e não tomar partido de um lado ou de outro - sustentou.

Ao contrário das rebeliões em presídios, "que estão se tornando uma constante no país", Agripino observou que "a barbárie em Rondônia", onde garimpeiros degolados e mutilados, "causou indignação no país e suscita o debate, inclusive no Senado".

José Agripino se referiu ainda a aparte feito ao senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), quando acusou o governo Luiz Inácio Lula da Silva de ser "ambíguo" e não cumprir promessas de campanha. O líder pefelista explicou ter assinalado a ambigüidade como ponto comum entre a gestão petista e o governo João Goulart, cujo clima, em seus últimos dias, estaria muito próximo da situação vivida pelo atual do governo.

O senador pelo Rio Grande do Norte aproveitou a oportunidade ainda para negar vinculação com a ditadura militar.

- Fui o primeiro governador eleito pelo voto direto após o regime militar e o primeiro governador do Nordeste a romper com o meu partido para apoiar a eleição de Tancredo e a redemocratização do país - disse.



20/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Agripino defende Jorge Bornhausen

José Agripino defende CPI e diz que "canetada não muda a Constituição"

José Agripino defende medidas para sustentar queda de juros

José Agripino comenta semana tensa no Senado e defende fiscais agropecuários em greve

Ivo Cassol pede apuração de irregularidades em obras da Funasa em Rondônia

Aelton defende José Alencar de críticas de Artur Virgílio e alerta para violência no trânsito