José Agripino elogia decisão da Petrobras de interromper investimentos para extração do petróleo pré-sal
Ao discursar nesta quinta-feira (13), o líder do DEM, senador José Agripino (RN), elogiou a "atitude sensata" da estatal Petrobras de, a partir de agora, não priorizar os investimentos nos chamados campos petrolíferos da camada pré-sal . Na opinião do senador, como o preço do barril do petróleo vem caindo nos últimos meses, a decisão da Petrobras de centrar investimentos em projetos mais baratos é correta.
Agripino classificou a decisão da direção da estatal de interromper a extração e o investimento no pré-sal, por absoluta inviabilidade econômica, como "um gesto de sensatez".
- Não tem o menor sentido anunciar o pré-sal como a salvação da lavoura, porque é uma falácia, não se pode iludir o Brasil e o mundo com uma inverdade, e a Petrobras, em boa hora, recuou. E eu admito que, com o recuo e com o gesto de sensatez, os investidores possam fazer uma reavaliação sobre a operação de compra e venda de ação da Petrobras - disse o senador.
Agripino também sugeriu ao governo federal que desista da idéia de criar o Fundo Soberano do Brasil (PLC 164/08). Para ele, o assunto deve ser discutido "depois que o país atravessar a crise".
- Vamos todos trabalhar pela solução da crise, mas vamos acabar de ilusões, com essa imagem que se tenta passar para o mundo de que o Brasil está imune à crise. O Brasil está mergulhado até os gorgomilos - afirmou.
Agripino também avisou que as votações das Medidas Provisórias (MPs) 440, 441, 442 e 443, que devem ocorrer nas próximas semanas, serão acompanhadas de perto pela oposição, que pretende apresentar destaques e propor modificações.
13/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto de José Agripino aumenta a cobrança de royalties do petróleo
Inácio Arruda elogia decisão do governo de destinar 'royalties' do petróleo para a educação
José Agripino quer investimentos do governo federal nas obras de Natal para a Copa de 2014
José Agripino critica redução de investimentos no país
José Agripino elogia transparência no STJ e no Senado
Laboratório Nacional elabora filtro para extração de petróleo