José Agripino quer que presidente da Infraero e outras autoridades compareçam ao Senado



Em nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira (19), o senador José Agripino (DEM-RN) informa que pediu ao senador Edison Lobão (DEM-MA), membro do seu partido na Comissão Representativa, que solicite a presença no Senado, até a próxima terça-feira, dos presidentes da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do ministro da Defesa, Waldir Pires, e do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. Segundo Agripino, a intenção é que as autoridades dêem explicações sobre o acidente com o vôo 3054 da TAM, que ocorreu na última terça-feira em São Paulo.

VEJA MAIS

Na nota, o senador lamenta o ocorrido e ainda afirma que o acidente é "um golpe letal na imagem do Brasil como nação capaz de tomar conta do seu próprio crescimento". Atualmente, Agripino está de viagem em Nova York.

Em artigo publicado no jornal O Globo na última segunda-feira, o senador propôs medidas para reformar o atual sistema de tráfego aéreo, entre elas a privatização ou concessão de aeroportos, e citou um plano que dividiria o sistema aéreo do país em três empresas distintas, com sedes em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.À Infraero seria reservada a função do "planejamento estratégico e da fiscalização do setor", segundo o senador.Agripino comparou a administração dos aeroportos ao setor de telefonia - já privatizado - e afirmou que o Estado "não tem dinheiro" para fazer os investimentos necessários em infra-estrutura aeroportuária, citando números que indicam que, só em São Paulo, teriam de ser gastos R$ 20 bilhões .



19/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Agripino quer obrigar presidente do BNDES a prestar contas no Senado a cada três meses

Renan Calheiros e José Agripino discursarão na sessão que elegerá o presidente do Senado

José Agripino acusa presidente da Câmara de omissão em incidente com grevistas

José Agripino pede "mais equilíbrio e humildade" ao presidente Lula

JOSÉ AGRIPINO: NOS EUA, CONGRESSO PROPÕE ORÇAMENTO E PRESIDENTE NÃO VETA PEDAÇOS

José Agripino quer votar requerimentos de convocação