José Agripino vê "perda de controle" do governo sobre questão agrária



O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), se disse preocupado quanto ao que entende como -perda de controle- demonstrada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva sobre a questão agrária no país. E justificou seus argumentos invocando recentes episódios de ocupação de propriedades rurais e postos de pedágio organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Na sua opinião, ações como essas comprometem a credibilidade do governo no Brasil e no exterior. Pela origem, história e relação do presidente Lula com o MST, Agripino admitiu esperar que o líder petista, ao assumir o governo, fizesse um pacto com os trabalhadores sem terra e, assim, resolvesse o problema da reforma agrária.

Em vez desse acordo, o líder pefelista observou um acirramento dos distúrbios no campo, o que o faz considerar que -a situação está próxima da perda de controle-. Esse sentimento também é reforçado pela informação de que o diálogo entre o MST e o governo estar-se dando não mais com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, mas com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu.

Embora esteja na oposição, o senador disse que o governo pode contar com o apoio do PFL para resolver o problema, de forma que episódios do gênero não voltem a se repetir.



01/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE QUESTÃO AGRÁRIA

Para Agripino, falta de coerência leva à perda de comando do governo

IFMA abre inscrição para curso sobre questão agrária

José Agripino diz que governo discrimina RN

José Agripino: ações da PF não têm relação com o governo

José Agripino diz que o governo não ouviu o povo