José Eduardo Dutra defende CPI para investigar denúncias de corrupção



O líder do Bloco Oposição, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), defendeu nesta segunda-feira (dia 05), em plenário, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar não só as denúncias de corrupção apresentadas nos dias que antecederam a eleição da nova Mesa do Senado, como também as que teriam sido feitas pelo ex-presidente da Casa, Antonio Carlos Magalhães, em conversa com três procuradores da República.

Dutra solicitou ao Conselho de Ética que peça um depoimento de Antonio Carlos sobre a conversa com os procuradores e se empenhe junto ao Ministério Público para obter uma cópia das fitas que teriam sido gravadas durante o encontro. Além disso, apresentou requerimento determinando a divulgação, pelo governo, do conteúdo de relatório elaborado pelo Banco Central sobre eventuais irregularidades cometidas na gestão do Banpará quando era governador do estado o atual presidente da Casa, senador Jader Barbalho.

- O que está em jogo é a imagem do Congresso Nacional, que não pode fingir que não está acontecendo nada nesse país - afirmou Dutra em seu pronunciamento, aparteado por três senadores. Na sua opinião, o único caminho para preservar o Legislativo junto à opinião pública é o de aprofundar as investigações de todas as denúncias que vêm sendo feitas da tribuna e publicadas pela imprensa nas últimas semanas.

Para isso, o líder disse estar disposto a conversar com todos os partidos - sem distinção entre os de oposição e os da base governista - a respeito dos temas que seriam investigados por uma eventual CPI. "Estamos abertos a sugestões de todos os parlamentares sobre as denúncias que deverão ser apuradas", disse Dutra.

Na opinião do senador, também deve ser investigada pelo Conselho de Ética a denúncia de quebra de sigilo durante a votação, por meio do painel eletrônico, do pedido de cassação do senador Luiz Estevão. Segundo a revista iIstoÉ, Antonio Carlos Magalhães teria dito aos procuradores que tinha a lista de todos os parlamentares que haviam votado contra e a favor da perda de mandato do ex-senador.

A possibilidade de quebra de sigilo na votação motivou o senador a pedir o apoio dos colegas a uma emenda constitucional do senador Tião Viana (PT-AC) que determina o fim das votações secretas. "O voto secreto é um direito do cidadão comum, mas o parlamentar não é um cidadão comum", comparou. "Nós representamos milhares de pessoas que têm o direito de saber como votamos".

05/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery defende CPI mista para investigar denúncias da Operação Navalha

Dutra insiste na criação de CPI para investigar denúncias

Congresso tem o dever de investigar denúncias de corrupção no governo, diz Cyro Miranda

ACM DEFENDE A CRIAÇÃO DE UMA CPI PERMANENTE PARA INVESTIGAR A CORRUPÇÃO

JOSÉ EDUARDO DUTRA APELA À MAIORIA PARA REJEITAR "EMENDA MALAN"

José Eduardo Dutra lamentou declarações de FHC