JOSÉ IGNÁCIO QUER ACESSO DE MENOS FAVORECIDOS A SERVIÇO ODONTOLÓGICO



O Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado no dia 25 de outubro, foi lembrado pelo senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES), que pediu o esforço do poder público para possibilitar o acesso dos menos favorecidos ao atendimento odontológico. Segundo o senador, "não se pode admitir que o benefício continue sendo oferecido apenas a uma quantidade ínfima de brasileiros".

Ele citou dados mostrando que 50% da população brasileira nunca entrou em um consultório odontológico e que apenas 5% da população consegue usufruir dos serviços particulares oferecidos por 90% dos dentistas que exercem a profissão. O senador classificou o quadro como "lamentável num país em que a tecnologia da odontologia praticada configura-se como uma das mais avançadas do mundo".

José Ignácio Ferreira considerou esses dados importantes para subsidiar ações governamentais com objetivo de "racionalizar a utilização dessa mão-de-obra altamente qualificada". A seu ver, a atual realidade contraria frontalmente a meta principal do governo de oferecer serviços de saúde à toda população.

Ele concluiu cumprimentando o Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo, em nome de todas as entidades da classe, "pelo trabalho sério e corajoso que vêm realizando em prol de um futuro melhor para a odontologia".



24/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante acusa elite de discriminar manifestações dos menos favorecidos

Percepção de que educação brasileira melhorou é maior entre menos favorecidos

JOSÉ IGNÁCIO QUER MULHERES NOS TRIBUNAIS SUPERIORES

JOSÉ IGNÁCIO QUER ACABAR COM REAJUSTES "ELEITOREIROS"

JOSÉ IGNÁCIO QUER LIMITAR RECURSO NO PROCESSO CIVIL

JOSÉ IGNÁCIO QUER DISCIPLINAR TRABALHO EDUCATIVO DE ADOLESCENTES