JOSÉ IGNÁCIO QUER INCLUIR SERVIDOR COMISSIONADO ENTRE SEGURADOS OBRIGATÓRIOS DA PREVIDÊNCIA



Servidores públicos ocupantes de cargos comissionados que não possuam vínculo efetivo com a União, os estados, o Distrito Federal ou os municípios passarão a ser segurados obrigatórios da Previdência Social, caso seja aprovado projeto apresentado pelo senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES). A matéria está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e vai ser apreciada em caráter terminativo.

A proposição estabelece também que o servidor público com vínculo com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios será excluído do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), se o órgão do qual faça parte tenha sistema próprio de previdência social.

José Ignácio afirmou que, atualmente, somente os servidores comissionados da União estão vinculados ao RGPS, e que as leis vigentes omitem os servidores das demais unidades da federação em respeito a sua autonomia político-administrativa. Na opinião do senador, a sistemática atual é prejudicial ao RGPS, uma vez que o cargo em comissão é de exercício temporário, sendo "previsível" que esse tipo de servidor deixe o serviço público antes de sua aposentadoria.

- Conseqüentemente, o servidor comissionado, quando contribui, o faz para o regime específico do ente ao qual pertence e, uma vez desligado do cargo, sem nele se aposentar, transpõe o respectivo tempo de serviço para o Regime Geral de Previdência, sem para esse ter contribuído - explicou.

José Ignácio destacou que a proposta "não macula o princípio da autonomia administrativa dos demais entes federativos porque, apesar de ser da competência de cada unidade política legislar sobre previdência social no que diz respeito a seus servidores, não é razoável supor que essa competência, que, aliás, é concorrente, possa ser utilizada em prejuízo do RGPS, custeado pela União, como de regra ocorre".

09/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSÉ IGNÁCIO QUER MULHERES NOS TRIBUNAIS SUPERIORES

JOSÉ IGNÁCIO QUER ACABAR COM REAJUSTES "ELEITOREIROS"

JOSÉ IGNÁCIO QUER LIMITAR RECURSO NO PROCESSO CIVIL

JOSÉ IGNÁCIO QUER DISCIPLINAR TRABALHO EDUCATIVO DE ADOLESCENTES

JOSÉ IGNÁCIO QUER PROIBIR TATUAGEM PARA MENORES DE 18 ANOS

JOSÉ IGNÁCIO QUER ACESSO DE MENOS FAVORECIDOS A SERVIÇO ODONTOLÓGICO