José Jorge considera versão de Thomaz Bastos inacreditável



O líder da minoria, senador José Jorge (PFL-PE), considerou "inacreditável" a versão divulgada pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, de que esteve na casa do então ministro Antônio Palloci no dia 23 de abril apenas para apresentar o advogado Arnaldo Malheiros Filho. Para esclarecer esta versão, o senador comunicou que apresentou requerimento à CPI dos Bingos convocando o advogado para depor.

Na avaliação do senador por Pernambuco, o governo está patrocinando uma tentativa de iludir a população brasileira. Citando noticiário da imprensa publicado nesta terça-feira (11), José Jorge criticou a decisão da Polícia Federal (PF), que conseguiu na Justiça a quebra do sigilo bancário e fiscal do caseiro Francenildo Santos Costa, sob a alegação de que ele poderia estar envolvido em lavagem de dinheiro.

José Jorge afirmou que o Ministério Público (MP) não vê razões para que Francenildo tenha seu sigilo violado mais uma vez. Segundo ele, o MP pediu à Justiça Federal que a PF suspenda a operação de quebra de sigilo. O senador lembrou que, enquanto o caseiro sofre investigação, os envolvidos no escândalo mensalão sequer tiveram cogitada a quebra dos seus sigilos.

- O governo Lula massacra um caseiro que resolveu apenas falar o que viu. Na sua disposição de falar a verdade, o caseiro Francenildo nunca imaginou que derrubaria um todo poderoso ministro da Fazenda e o presidente de um banco estatal. Mas também não imaginou que sua postura ética teria implicações tão terríveis na sua vida pessoal e de sua família, como a do seu pai, que teve uma particularidade familiar espalhada por todo o país - afirmou José Jorge.

Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) opinou que, se o Congresso Nacional não estivesse desmoralizado perante a opinião pública, já teria sido aberto um processo de crime de responsabilidade contra o presidente Lula. Ela argumentou que motivos não faltam, como o mensalão e a quebra do sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa, ferindo sua liberdade individual.



11/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge pede convocação de assessores de Thomaz Bastos

José Jorge aponta participação de Thomaz Bastos na defesa de Palocci e Mattoso

Thomaz Bastos debate segurança com os senadores

José Jorge considera fim do Provão um retrocesso

Lembo recebe ministro Márcio Thomaz Bastos

Márcio Thomaz Bastos vê interesse em derrubada do governo