José Jorge: decisão de excluir Pernambuco da licitação do petróleo é política



O senador José Jorge (PFL-PE), ex-ministro das Minas e Energia, garantiu que a exclusão de Pernambuco e da Paraíba da oitava rodada de licitações para prospecção de petróleo, a ser feita em novembro, "não foi técnica" e a população dos dois estados espera uma explicação do Ministério das Minas e Energia. Os governadores dos dois estados pertencem a partidos de oposição ao governo federal e, segundo o senador, "deve ter havido alguma razão política" para a exclusão de última hora.

José Jorge disse que a Agência Nacional do Petróleo (ANP), que faz os estudos técnicos, chegou a informar, conforme notícias de jornais, que os dois estados entrariam na licitação, o que não foi confirmado agora pelo Conselho Nacional de Política Energética. A Agência Nacional do Petróleo vai licitar na oitava rodada 284 blocos, em 14 setores de sete bacias sedimentares.

- Todo mundo sabe que uma prospecção petrolífera gera emprego em regiões pobres. Depois, se encontrado petróleo e ele for explorado, há o pagamento de royalties aos estados - disse o senador.

José Jorge pediu que todos os senadores e deputados federais de Pernambuco e da Paraíba se unam para pressionar o governo federal a reconsiderar sua decisão.

O senador pernambucano lembrou que, desde o fim do monopólio da Petrobras na perfuração petrolífera, mais de 20 empresas nacionais e estrangeiras têm feito perfurações no país. Elas participam das licitações feitas pela ANP e muitas têm obtido sucesso e descoberto petróleo. José Jorge lembrou ainda que pequenas empresas têm ganhado licitações para explorar poços perfurados pela Petrobras nas décadas de 70 e 80 e, por causa da baixa capacidade de produção, ficaram inativos desde então. Ele foi apoiado em aparte pelo senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB).



09/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel pede inclusão da Bacia Pernambuco-Paraíba em licitação para exploração de petróleo

Marco Maciel protesta contra exclusão de Pernambuco e da Paraíba de licitação para prospecção de petróleo

PERNAMBUCO É A PRIORIDADE DE JOSÉ JORGE

José Jorge condena ação do MST em Pernambuco

José Jorge pede providências de socorro a Pernambuco

José Jorge denuncia paralisação de obras em Pernambuco