José Jorge defende a instalação da CPI dos Bingos
O senador José Jorge (PFL-PE) defendeu a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para verificar a atuação dos bingos. O senador argumentou que, a partir do momento em que é obtido o número necessário de assinaturas para a criação de uma CPI, ela deve ser instalada.
José Jorge ressaltou que a CPI é um instrumento garantido à minoria e que, por isso, o requerimento para sua criação nem entra em votação, bastando apenas que o documento seja assinado por um terço dos senadores. O senador entende que, se os líderes da base governista não indicarem os representantes de seus partidos que deverão integrar a CPI, e se o presidente do Senado, José Sarney, também não o fizer, esse direito da minoria estará sendo subtraído.
Para o parlamentar, apesar de o Regimento Interno do Senado não deixar explícito, o da Câmara e o do Congresso deixam claro esse procedimento. Ele disse que "o boicote à instalação da CPI dos Bingos", que já conta com os números necessários, indica que "só CPIs favoráveis ao governo poderão ser instaladas a partir de agora", previu o senador, já que o governo possui maioria no Congresso.
José Jorge disse que via com naturalidade que a base governista e a atual oposição, antes governo, tenham mudado de posição sobre CPIs, já que cada um está cumprindo o seu papel.
08/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa Helena defende instalação da CPI dos Bingos
José Jorge defende saída de José Dirceu
José Jorge defende fortalecimento do Parlatino
José Jorge defende conclusão de Angra III
José Agripino defende Jorge Bornhausen
JOSÉ JORGE DEFENDE FORTALECIMENTO DO FUNDEF