José Jorge defende fortalecimento do Parlatino
Em discurso a respeito de sua participação na 109ª Assembléia da União Parlamentar Internacional (UPI), realizada de 1º a 3 de outubro em Genebra (Suíça), o senador José Jorge (PFL-PE) defendeu nesta terça-feira (7) o fortalecimento do Parlamento Latino Americano (Parlatino) como alternativa à criação de um legislativo reunindo os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Ele disse ser contra a instalação de parlamentos reunindo representações de poucos países. O Parlatino existe há cerca de 40 anos, com sede em São Paulo, mas seu funcionamento, conforme admite o senador, está aquém do necessário.
- Seria mais adequada a formação de uma comissão do Mercosul, no âmbito do Parlatino, que pouco a pouco receberia a representação dos outros países do continente - disse José Jorge, que foi eleito para o Comitê Executivo da UPI - há 40 anos o Brasil não tinha assento no órgão.
José Jorge explicou que a União Parlamentar Internacional é a organização internacional que reúne os parlamentos dos Estados soberanos e, como tal, é a única organização que representa os legislativos nacionais em escala mundial.
- Os membros da UPI somam atualmente 144 parlamentos nacionais. A missão da UPI é lutar pela paz e pela cooperação entre os povos e pelo firme estabelecimento de instituições representativas. A organização trabalha para fortalecer a estrutura da democracia parlamentar em todo o mundo - acrescentou.
José Jorge recebeu apartes dos senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Mão Santa (PMDB-PI).
07/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOSÉ JORGE DEFENDE FORTALECIMENTO DO FUNDEF
José Jorge pede fortalecimento do Comitê da Bacia do São Francisco
Jorge Viana defende aprovação de projeto para fortalecimento da Defesa Civil
José Jorge defende saída de José Dirceu
José Maranhão lamenta fechamento do Parlatino
José Jorge defende a instalação da CPI dos Bingos