José Jorge pede ao STF urgência na decisão sobre recursos para instalar CPIs



O senador José Jorge (PFL-PE) conclamou o Supremo Tribunal Federal (STF) a decidir, com urgência, os recursos que reclamam o direito da minoria instalar comissões parlamentares de inquérito. Para ele, o Congresso não tem funcionar em sua plenitude sem o poder de instalar CPIs sobre os desmandos do governo.

Desde a proposta de CPI sobre o caso Waldomiro Diniz, observou o senador, surgiram outros escândalos, como o da organização não-governamental Ágora e, mais recentemente, o do esquema para fraudar dinheiro público instalado no Ministério da Saúde, denominado -quadrilha dos vampiros-, por causa das irregularidades nas compras de hemoderivados. -Agora vamos precisar de uma CPI ampla da corrupção-, disse.

José Jorge lamentou que o governo nada esteja fazendo para investigar os desvios e punir os culpados. Os responsáveis pelo esquema de corrupção no Ministério da Saúde são pessoas de inteira confiança do PT, como Luiz Cláudio Gomes da Silva, Manuel Pereira Braga Netto e Reginaldo Barreto, que sequer foi afastado do ministério pelo governo, acusou.

- É até possível que tenha havido irregularidades no ministério antes da administração do PT, mas esse esquema de vampiros foi montado no atual governo. Por isso quero sugerir que o presidente Lula visite a Transilvânia (Europa Central) que, por ser a terra dos vampiros, fará com que ele se sinta à vontade - ironizou.

Para José Jorge, a impunidade está fazendo com que a corrupção aumente. Se o assessor para Assuntos Parlamentares da Casa Civil Waldomiro Diniz circula livremente pela cidade de Brasília, afirmou, isso explica por que os lobistas, flagrados em escuta telefônica publicada na revista Época deste final de semana, falam que -não vai acontecer nada com os responsáveis pelo desvio de verbas. Somente se cair o governo-.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que o PT não é mais o partido da ética, por estar envolvido em tantos episódios de corrupção. Para o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), é urgente que o ministro da Saúde, Humberto Costa, seja ouvido na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), pois não fica bem para o governo manobrar para postergar ainda mais o depoimento do ministro.



31/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge apela ao STF para que revise decisão do TSE sobre a verticalização

José Jorge pede liberação de recursos para abastecimento de água em Recife

José Jorge quer apuração de denúncias sobre desvios de recursos do Ministério da Saúde

JONAS PEDE URGÊNCIA NA VOTAÇÃO DE PROJETO SOBRE RECURSOS GENÉTICOS

José Jorge pede que TSE e TCU tenham maior controle sobre gastos públicos em ano eleitoral

JOSÉ JORGE DEFENDE RECURSOS PARA O PORTO DE SUAPE