José Jorge quer apuração de denúncias sobre desvios de recursos do Ministério da Saúde



O senador José Jorge (PFL-PE) quer que o Senado, por meio da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), além do Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União e Comissão de Ética do governo federal apurem as denúncias sobre desvios de recursos do Ministério da Saúde para as campanhas eleitorais deste ano. O senador disse, em discurso nesta quinta-feira (11), que as autoridades devem procurar saber por quais motivos ocorreu a demissão, anunciada na quarta-feira (10), do diretor-executivo da pasta, Gastão Wagner de Sousa Campos.

Para o parlamentar pernambucano, "são preocupantes" as acusações, particularmente porque, segundo observou, o ministério vem sendo acusado de erros desde o começo da atual gestão. Ele citou os casos do Instituto do Câncer do Rio de Janeiro e dos hemoderivados.

- Essa nomeação (de Gastão) foi errada desde o início. É grande a quantidade de acusações feitas pelo uso indevido de recursos por esse ministério - disse o senador, acentuando que Gastão Wagner é militante do PT.

Ele também solicitou os esforços dos líderes governistas no Senado para que o ex-funcionário compareça à Casa para explicar a saída do ministério. Em sua opinião, a Controladoria-Geral, dirigida por Waldir Pires, deve procurar investigar mais como estão sendo utilizadas as verbas públicas, e não apenas fiscalizar a atuação dos municípios.

 O senador Paulo Octávio (PFL-DF), em aparte, apoiou os receios do orador e a disposição de José Jorge em acompanhar o desempenho do governo federal.

Aneel

José Jorge aproveitou para manifestar sua posição contrária à intenção do governo Luiz Inácio Lula da Silva de restringir a autonomia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), destacando que durante todo o tempo de gestão da atual diretoria da agência (sete anos) não se ouviu falar em nenhuma denúncia de corrupção ou irregularidades. Ele elogiou, inclusive, a iniciativa do diretor-geral da agência, José Mário Abdo, de prestar contas de sua gestão aos integrantes da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) na última terça-feira (9).

O parlamentar disse que abordava esses dois temas para chamar a atenção para "a diferença de gestão" entre a Aneel e o Ministério da Saúde.



11/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro relata denúncias sobre desvios de recursos no Pará

Mercadante quer apuração rigorosa de denúncias pela Polícia Federal e Ministério Público

AMORIM PEDE APURAÇÃO DE DESVIOS DE RECURSOS NO PLANAFLORO

José Jorge quer convocar diretor do Dnit e ministro dos Transportes para explicarem denúncias

José Jorge defende investigação de denúncias sobre atuação da Cobra Tecnologia

Heráclito quer apurar novas denúncias de desvios na Previ