José Jorge propõe que dirigentes da Caixa expliquem no Senado contratos com a Gtech
O senador José Jorge (PFL-PE) apresentou nesta segunda-feira (15) em Plenário requerimento por meio do qual propõe a convocação do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, e outros dirigentes da instituição, para que eles expliquem na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a prorrogação de contrato entre a Caixa e a empresa Gtech para exploração do serviço de loterias.
Segundo o parlamentar pernambucano, a prorrogação do contrato está envolta na nuvem de suspeitas que gerou as denúncias contra o ex-assessor parlamentar da Presidência da República, Waldomiro Diniz.
Depois da posse do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a Caixa aceitou a prorrogação - para muitos em condições desvantajosas. Até a última sexta-feira, sabia-se que Diniz, ex-assessor do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, participara das negociações e que fora apresentado aos representantes da empresa por Cachoeira.
Naquele dia, depoimentos de funcionários da Gtech à Polícia Federal acrescentaram aos autos do inquérito a informação de que Diniz intercedeu para que a Gtech e a Caixa aceitassem como parte do negócio a "consultoria" de Rogério Buratti, assessor do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, ao tempo em que era prefeito de Ribeirão Preto (SP) e consultor de várias prefeituras petistas na área de limpeza pública. Buratti teria sido afastado por Palocci depois de se envolver em irregularidades.
"O Senado Federal, desde a última semana, tem sido impedido de exercer sua prerrogativa constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo. O governo, a todo custo, tenta sepultar a CPI dos Bingos. Não podemos nos omitir na nossa obrigação constitucional de trazer ao debate as denúncias de irregularidades para as quais a sociedade brasileira ainda não obteve qualquer resposta satisfatória", afirma José Jorge em seu requerimento.
Além do presidente da Caixa, constam do requerimento os nomes dos vice-presidentes de Controladoria, João Aldemir Dornelles, e de Logística, Paulo Bretas; e o ex-vice-presidente de Logística, Mário Haag.
15/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CFC fará audiência com presidente e dirigentes da CEF sobre a Gtech
José Jorge quer anulação de contratos da Cobra
Ideli manifesta estranheza com denúncia de procurador a dirigentes da CEF e da GTech
CEF é refém da GTech, afirma Jorge Mattoso
Presidente da Caixa fala sobre contrato com a Gtech
Para senadores, apenas CPI esclareceria contrato da Caixa com GTech