Mercadante quer apuração rigorosa de denúncias pela Polícia Federal e Ministério Público



O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse nesta terça-feira (17) que seu partido quer que o episódio envolvendo o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Waldomiro Diniz, seja apurado "com todo o rigor da lei e com toda a eficácia que tem demonstrado a Polícia Federal e o Ministério Público".

Mercadante ressaltou, no entanto, que o fato ocorreu há dois anos e disse que até agora não há nenhum indício de que ato ilícito tenha sido praticado durante a gestão do PT. Ele afirmou também que não foi procurado por nenhum senador ou qualquer outra pessoa até o momento para ser alertado sobre irregularidade na conduta de Waldomiro Diniz.

- Não tínhamos conhecimento desse procedimento há dois anos e, se tivéssemos, ele não teria sido nomeado para o que quer que seja nesse governo. E quem tinha essa informação, por que não denunciou? Prevaricou sim. É crime. Quem possuía aquelas informações e não recorreu às autoridades públicas, não deu conhecimento à opinião pública, não encaminhou aos instrumentos competentes para apurar aquele episódio? Nós queremos saber quem era. Nós poderíamos ter evitado o risco que esse governo corre desse indivíduo ter praticado outro ato ilícito no exercício da sua função, ainda que não haja nenhum indício até o momento nessa direção - afirmou.

Mercadante advertiu ainda que "toda ação conduz a uma reação" e que o governo poderá apoiar a instalação, na Câmara dos Deputados, de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a privatização do setor elétrico e, no Senado, da CPI dos cartões do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele reforçou também a decisão da bancada do partido no Senado, divulgada na manhã desta terça, segundo a qual o Congresso deve continuar implementando uma "agenda positiva" de trabalho, com prioridade para votação da reforma política e do financiamento público de campanhas eleitorais.



17/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores pedem apuração rigorosa de denúncias

José Jorge quer apuração de denúncias sobre desvios de recursos do Ministério da Saúde

Ministério da Justiça cobra da Polícia Federal denúncias de maus-tratos contra índios

Delcídio entrega relatório ao Ministério Público, ao TCU e à Polícia Federal

Alvaro Dias quer que a Polícia Federal investigue denúncias de tráfico de influência

Força tarefa da Previdência, Polícia e Ministério Público Federal faz busca em MG