José Jorge quer convocar diretor do Dnit e ministro dos Transportes para explicarem denúncias



O senador José Jorge (PFL-PE) anunciou nesta terça-feira (10) que apresentará requerimento pedindo a convocação do ministro dos Transportes, Anderson Adauto, e do diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), José da Silva Coutinho, para que eles prestem esclarecimentos sobre as denúncias de pagamento de propina de até 22% no órgão. Na opinião do senador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria demitir imediatamente os envolvidos.

O senador considerou inédito o fato de o diretor do Dnit ter enviado três correspondências ao procurador-geral da República, Claúdio Fonteles, e ao corregedor-geral da União, Waldir Pires, denunciando 15 casos de corrupção no próprio órgão que dirige. De acordo com o senador, Coutinho e Adauto não se entendem e disputam uma queda-de-braço, mas ambos foram indicados pelo vice-presidente da República, José Alencar.

José Jorge lembrou que o Dnit é a principal autarquia do Ministério dos Transportes, que engloba o antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Dner), extinto no governo Fernando Henrique exatamente por seu envolvimento em denúncias de corrupção. Apesar de todos os cortes orçamentários, ainda é um dos órgãos mais ricos da União, principalmente pelo volume de obras que realiza.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que enquanto aumenta as denúncias de corrupção no governo Lula, diminui a sua popularidade. Já o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) garantiu que o governo prima pela transparência e não se oporá a dar explicações sobre o episódio relatado por José Jorge.



10/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB quer convocar ministro dos Transportes para falar sobre denúncias de corrupção

CI poderá convocar José Jorge para explicar racionamento de energia

José Jorge quer apuração de denúncias sobre desvios de recursos do Ministério da Saúde

Marinor desiste de convocar Palocci, mas insiste em CPI para apurar denúncias contra ministro

Alvaro Dias anuncia requerimento para ouvir novo diretor-geral do Dnit sobre denúncias

Ministério dos Transportes afasta diretor interino do Dnit