José Jorge quer divulgação de foto de dinheiro apreendido pela PF



O senador José Jorge (PFL-PE) apelou ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e ao diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, pela divulgação da foto do R$ 1,7 milhão, dinheiro que seria supostamente usado por pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) para comprar um dossiê com denúncias contra José Serra, candidato do PSDB ao governo de São Paulo. José Jorge também pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que participe da investigação do caso, pois, na sua opinião, estaria evidenciada uma interferência do governo no processo eleitoral.

A hipótese levantada pelo senador foi motivada por declarações do policial federal aposentado Gedimar Pereira Passos, preso junto com o empresário Valdebran Padilha - filiado ao PT e arrecadador de fundos de campanha em Mato Grosso - em um hotel de São Paulo. Segundo reportagem do Jornal Hoje, Gedimar Pereira teria apontado o assessor especial da Secretaria da Presidência da República, Freud Godoy, como mandante da compra do dossiê contra Serra.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) reforçou o apelo pela divulgação da foto do R$ 1,7 milhão apreendido pela PF e comentou que, a cada nova denúncia contra o PT e o governo Luiz Inácio Lula da Silva, "há sempre um hóspede do Palácio do Planalto envolvido".

Fechamento do Congresso

José Jorge condenou ainda declaração pelo fechamento do Congresso atribuída ao presidente Lula na nota "Demônio golpista", publicada na coluna de Elio Gaspari no jornal Folha de S. Paulo do último domingo (17). Apesar de o porta-voz da Presidência da República, André Singer, divulgar nota à imprensa negando que o presidente Lula tenha feito tal afirmação, o senador por Pernambuco pretende consultar empresários presentes ao jantar onde o comentário teria sido feito para saber se procede ou não a denúncia.

No caso de outros convivas confirmarem a nota de Elio Gaspari, José Jorge acredita que o episódio deve ser levado ao Conselho da República, instância que teria o dever de "defender o país de tentativas golpistas".



18/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli quer saber origem e destino de dinheiro apreendido em SC

Roseana fica sem o dinheiro apreendido

Pela segunda vez, Troféu Berzoini de Crueldade vai para José Dirceu, anuncia José Jorge

José Jorge: seis meses depois das enchentes, dinheiro federal não chega a Pernambuco

José Jorge: Lula poderia esclarecer, se quisesse, a origem do dinheiro para a compra de dossiê

CI APROVA DIVULGAÇÃO DE FOTO DE DESAPARECIDOS NA TV