José Jorge quer garantir competência técnica na direção dos serviços de saúde
O senador José Jorge (PFL-PE) protestou nesta quarta-feira (27) contra os -critérios políticos de nomeação- do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que resultaram na crise do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo ele, em poucos meses o Inca passou de centro de excelência no combate ao câncer a instituição em estado falimentar, em que faltam até mesmo medicamentos essenciais.
José Jorge apresentou projeto de decreto legislativo para anular decreto do governo Lula pelo qual foi possível nomear pessoas para cargos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) por critérios políticos, sem atender a exigências de pertencer ao quadro de funcionários do órgão ou ter competência comprovada para o cargo.
- É preciso acabar com a politicagem mesquinha de cargos técnicos da saúde pública, sob pena de gerar crise após crise, prejudicando o usuário dos serviços. O ministro da Saúde, Humberto Costa, não pode negar o critério político de suas nomeações. Isso seria chamar a população brasileira de autista, que nada percebe da situação, nem entende a gravidade dos fatos - afirmou.
Para José Jorge, a demissão do diretor-executivo da Funasa, Antônio Carlos de Andrade, porque sua mulher, a deputada Maninha do PT, se absteve em votação do interesse do partido, representa prova inquestionável do caráter político de sua nomeação para um cargo eminentemente técnico.
- É com esse tipo de prática que o meu decreto pretende acabar - declarou.
27/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge quer apuração de denúncias sobre desvios de recursos do Ministério da Saúde
Heloísa quer critério da competência na escolha do ministro da Saúde
Presidente do Senado defende CPMF para garantir serviços de saúde
Saúde precisa de regras estáveis de financiamento para garantir qualidade dos serviços, diz Padilha
José Pimentel quer garantir direitos previdenciários aos diaristas
José Jorge quer anulação de contratos da Cobra