ACM quer usar declarações de Lula na TV para quebrar sigilo de Okamotto
Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) sugeriu que o Ministério Público use como provas as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista que concedeu ao Jornal Nacional, da TV Globo, na última quinta-feira (10), para pedir ao Supremo Tribunal Federal a quebra do sigilo bancário do presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto.
Na entrevista, Lula disse que Okamotto teria pago contas da campanha eleitoral do PT, de maneira voluntária, mas afirmou que ele, pessoalmente, não devia nada ao partido. Okamotto afirmou à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos que pagou dívida de R$29,6 mil de Lula junto ao PT. Ele também conseguiu junto ao STF impedir a quebra do seu sigilo bancário, alegando falta de provas da comissão.
- As gravações da CPI e do Jornal Nacional revelarão o quanto são contraditórias as falas do presidente e de Okamotto. Vamos procurar um meio de fazer chegar ao Ministério Público imediatamente esta contradição - disse Antonio Carlos.
O senador também fez duras críticas a Lula pela ausência do presidente no debate dos candidatos à presidência da República promovido pela TV Bandeirantes na noite de segunda-feira (14). Para o parlamentar, Lula "teria fugido para não repetir o fracasso de sua entrevista ao Jornal Nacional , muito bem conduzida pelos repórteres da Globo".
Em outra parte do discurso, em que elogiou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que defendeu o comparecimento de Lula aos debates, Antonio Carlos disse que Suplicy vai votar na senadora Heloísa Helena (PSOL-AL). O senador petista reiterou sua admiração pela senadora e candidata a presidente, assegurando, porém, que seu voto irá para Lula.
Antonio Carlos também anunciou que a apresentação de requerimento de solidariedade ao jornalista Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo, em razão do seqüestro de dois jornalistas da TV Globo.15/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim acredita que Ministério Público poderá quebrar sigilo de Okamotto
Tião Viana pede quebra de sigilo de caseiro, oposição reage e pede quebra de sigilo de Okamotto e filho de Lula
José Jorge quer que funcionários da Caixa denunciem quem mandou quebrar sigilo
Almeida Lima quer investigar relação entre Okamotto e Lula
ACM quer votação rápida de quebra dos sigilos de Okamotto e do filho de Lula
PARA BRINDEIRO, CPIS DEVEM TER O PODER DE QUEBRAR SIGILO BANCÁRIO