José Maranhão homenageia Jango nos 30 anos da morte do ex-presidente



O senador José Maranhão (PMDB-PB) prestou uma homenagem em Plenário, nesta quinta-feira (7), ao ex-presidente da República João Goulart, conhecido como Jango, pela passagem dos 30 anos de sua morte. Em seu discurso, José Maranhão fez uma análise dos principais fatos que marcaram o mandato presidencial de Jango, desde 1961, quando assumiu o comando do país em razão da renúncia de Jânio Quadros, até 1964, quando foi deposto pelo golpe militar.

Entre as realizações de Jango, José Maranhão ressaltou o seu pioneirismo na implementação de projetos de integração comercial e regional no Brasil. Ele citou também benefícios concedidos aos trabalhadores urbanos, como a gratificação natalina ou 13º salário, aprovado em1962, e aprovação do Estatuto do Trabalhador Rural em 1963, que estabeleceu as relações trabalhistas no campo, até então não reguladas.

- A sindicalização dos trabalhadores rurais, que estavam organizados nas Ligas Camponesas, foi concretizada. E estas deram origem a federações e confederações cujas demandas ganharam força com o advento da Constituição federal de 1988 - salientou.

José Maranhão mencionou ainda vários atos importantes assinados por Jango, como a revisão das concessões governamentais para a exploração mineral; a obrigatoriedade das empresas com mais de cem empregados de proverem ensino gratuito para os dependentes; a taxação de combustíveis vendidos pelas empresas multinacionais; e a outorga à Petrobras do monopólio da importação de petróleo e derivados.

Ao final de seu pronunciamento, ele destacou várias medidas relevantes implementadas pelo governo Jango em benefício do sistema de saúde publica da Paraíba.

- Nunca a Paraíba foi tão aquinhoada, em matéria de investimentos federais em saúde pública, como durante o governo João Goulart - lembrou.



07/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON HOMENAGEIA JANGO NO ANIVERSÁRIO DE SUA MORTE

Simon lembra os 30 anos da morte de Jango

José Maranhão homenageia sanfoneiro Sivuca

José Maranhão lamenta morte de ex-deputado estadual da Paraíba

José Maranhão também homenageia Álvaro Gaudêncio Filho

José Maranhão acredita que presidente irá rediscutir compromissos com o FMI e o sistema financeiro internacional