José Maranhão quer dados que justifiquem veto à renegociação das dívidas rurais



O senador José Maranhão (PMDB-PB) encaminhou à Mesa do Senado requerimento de informações ao Ministério da Fazenda sobre os dados que revelem o nível de inadimplência e o número de contratos entre R$ 50 mil e R$ 100 mil renegociados com produtores rurais da área de atuação da Agência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) nos últimos cinco anos.

Ao justificar sua solicitação, o senador pela Paraíba argumentou que esses dados são fundamentais para que se possa entender o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que repactua as dívidas desses produtores, aprovado em fevereiro pelo Congresso.

José Maranhão lembrou que no ano passado fez o mesmo pedido ao Banco Central, sem que tais informações tivessem sido incluídas na resposta daquela autarquia. Ele recordou que o senador Tião Viana (PT-AC) foi o relator do seu requerimento, tendo afirmado em seu voto, na ocasião, que o pedido não feria o sigilo bancário das instituições de crédito em questão: o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil.

- Quero entender a razão de as informações não terem sido enviadas ao Senado, pois gostaria de entender o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que alegou que a repactuação aumentaria o déficit público. Pelo que sei, o que aumenta esse déficit são os juros exorbitantes que pagamos pela dívida - ponderou o senador, frisando que o veto prejudica a atividade agropecuária.



23/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA aprova renegociação de dívidas de produtores rurais

Senado vota renegociação de dívidas rurais

Parlamentares esperam por proposta de renegociação das dívidas rurais

Começa audiência sobre renegociação das dívidas rurais

Jonas Pinheiro apela por renegociação de dívidas rurais

Garibaldi destaca resolução do BC que amplia renegociação de dívidas rurais