Jonas Pinheiro apela por renegociação de dívidas rurais



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) apelou ao governo federal, nesta segunda-feira (12), para que seja acelerado o processo de renegociação de parcela da dívida dos produtores rurais a vencer dentro de duas semanas. São R$ 680 milhões devidos por quase 6 mil agricultores que, se não forem pagos até o dia 31 de maio, passarão a ser cobrados judicialmente e resultar na inscrição dos devedores na dívida ativa da União, no cadastro de inadimplentes (Cadin) e no banco de dados de operações econômico-financeiras (Serasa).

A situação denunciada pelo senador pefelista está inserida na Medida Provisória (MP) nº 114, enviada pelo Poder Executivo ao Congresso no final de março. Como essa MP está ameaçando trancar a pauta de votações na Câmara dos Deputados, se não for examinada até quarta-feira (14), Jonas Pinheiro pediu ao líder do governo no Senado, Aloizio Mercandante (PT-SP), que interceda na questão e tente firmar um entendimento em torno da renegociação dos débitos rurais antes da vinda da matéria ao Senado.

- É preciso encerrar mais essa etapa do processo das dívidas rurais, para que se dê condições aos produtores de continuarem com suas atividades - reivindicou. Conforme explicou, a MP, relatada na Câmara pelo deputado João Grandão (PT-MS), reúne aspectos negociados pelas lideranças parlamentares que não foram contemplados no projeto de lei de conversão de outra medida provisória relativa à renegociação de débitos agrícolas. Na MP nº 114 são tratadas as dívidas de produtores rurais inferiores a R$ 35 mil.



12/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro anuncia pacote de renegociação das dívidas rurais

Jonas Pinheiro destaca principais pontos do acordo firmado sobre a renegociação das dívidas rurais

Neuto de Conto apela ao governo pela renegociação das dívidas rurais

JONAS PINHEIRO PEDE PRESSA NA APROVAÇÃO DA RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS AGRÍCOLAS

Jonas Pinheiro pede alongamento das dívidas dos produtores rurais

CRA aprova renegociação de dívidas de produtores rurais